Comunidade acadêmica elege reitor e diretores do IFF nesta quarta-feira
Paula Vigneron 11/12/2019 11:01 - Atualizado em 16/12/2019 16:18
  • Eleições acontecem até às 21h

    Eleições acontecem até às 21h

  • Eleições acontecem até às 21h

    Eleições acontecem até às 21h

  • Eleições acontecem até às 21h

    Eleições acontecem até às 21h

Foi aberta, às 9h desta quarta-feira (11), a eleição que vai escolher o novo reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), sendo encerrada por volta de 21h. Os três candidatos que concorrem ao cargo votaram logo após a abertura das urnas eletrônicas. Estudantes e servidores do Instituto Federal Fluminense elegeram, ainda, diretores de cada uma das 12 unidades da instituição para os próximos quatro anos.
No IFF Guarus, a professora Thatiane de Souza Medeiros Monteiro foi eleita como nova diretora do campus. Já em São João da Barra, o mais votado foi o professor Paulo Vidal. 
O aluno da graduação em Geografia, Sávio Eccard, votou no início da tarde desta quarta. “Acho muito importante que os estudantes participem da escolha da gestão do IFF, pois além de dar aos alunos a possibilidade de mudanças no sistema, também faz com que os alunos procurem saber mais sobre os projetos dos candidatos e assim exercitar o ato da escolha de seus representantes”, afirmou.
O atual reitor, Jefferson Manhães de Azevedo (32), disse que está muito orgulhoso de ter participado durante esses anos de uma instituição que, de fato, tem uma educação pública de qualidade e acessível.
— Estou convicto da decisão da instituição. Eu não tenho dúvida nenhuma de que essa instituição vai escolher os melhores dirigentes para o seu futuro. Essa escola tem uma história democrática e nós acreditamos que, quando a gente escolhe o futuro, a gente se compromete com ele, a gente se engaja nele, para que ele dê certo — disse.
O candidato Maurício Gonçalves Ferrarez (34), atual coordenador do curso de Engenharia em Controle e Automação no campus Centro, também demonstrou otimismo.
— A expectativa é muito boa. As pessoas querem um movimento de mudança dentro da nossa instituição. A gestão atual deixou muito a desejar e vai ser um trabalho grande colocar o IFF de volta no patamar que ele merece — declarou.
Jonivan Coutinho Lisboa (36), que é diretor de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação do campus Centro, destacou a importância da participação de estudantes e funcionários no processo eleitoral.
— A gente teve um ciclo de 12 debates. A gente conseguiu mobilizar a comunidade, para que a comunidade exerça esse direito, de escolher os seus dirigentes. Eu me coloco como uma candidatura alternativa. A gente sabe que tem muitas coisas que são boas, que a gente vai tentar potencializar, e outras que precisam melhorar: a parte de gestão, articulação entre as dimensões formativas, que eu considerei insuficientes nessa gestão — pontuou.
Este é o primeiro ano em que são usadas urnas eletrônicas no processo eleitoral. Um dos objetivos da utilização das urnas é proporcionar aos estudantes, principalmente aos que ainda não votaram em eleições, conhecer mais de perto como acontece um processo eleitoral. O resultado deve ser conhecido ainda nesta quarta, por volta das 23h. De acordo com a comissão eleitoral da instituição, participam da eleição os três segmentos: discentes, com 6.439 votantes; docentes, com 372 votantes; e técnicos administrativos, com 201 votantes.
Para votar, estudantes e servidores apresentaram um documento oficial com foto, sendo também aceito o crachá funcional emitido pelo IFF, no caso dos servidores; e a carteirinha estudantil emitida pelo IFF, no caso dos alunos. Os estudantes votaram no seu campus de matrícula. Os alunos matriculados em cursos oferecidos na modalidade de Educação a Distância (EaD) votaram no campus em que possuem matrícula ativa. Já os servidores participaram do processo de consulta em seu campus de lotação.
Acompanhe ao vivo: 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS