Escola Técnica Agrícola está com inscrições abertas
Camilla Silva 09/12/2019 19:34 - Atualizado em 16/12/2019 16:28
  • Colégio Agrícola

    Colégio Agrícola

  • Colégio Agrícola

    Colégio Agrícola

A Escola Técnica Agrícola Antônio Sarlo, no Parque Aldeia, em Campos, que acaba de ser incorporada à Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), está com inscrições abertas para vagas de nível fundamental II e médio integrado com técnico em agropecuária. Segundo o diretor da unidade, Marcelo Almeida, a previsão é que a unidade tenha 350 alunos no ano letivo de 2020.
— A expectativa é a melhor possível. A partir do momento que nós estamos ligados à Uenf, as tomadas de decisão são feitas na reitoria, isso vai facilitar a solução dos problemas da unidade. Além disso, a certificação dos nossos alunos passam a ter como pano de fundo uma das melhores universidades do país e poderemos ter bolsistas de iniciação científica auxiliando projetos da universidade — explicou o diretor da escola.
Marcelo Almeida explicou, ainda, que a ideia de incorporação da Escola Técnica Agrícola Antônio Sarlo com a Uenf é um processo que começou em 2011, passou por diferentes comissões e foi retomado em 2018, quando um novo processo foi iniciado, com dados atualizados. O acordo englobava a transferência da titularidade do terreno que pertencia ao Governo do Estado, mas que, desde a última segunda, pertencem à Uenf.
Na última semana, a Uenf informou que começou a incorporação da ETEAAS. Na ocasião, o reitor da unidade informou que apenas o ensino médio deverá ficar a cargo da Uenf e que estaria sendo discutido um convênio com a Prefeitura para que esta passe a ser a responsável pelo ensino fundamental.
Nesta segunda, a prefeitura confirmou a informação. “A iniciativa de impedir o fechamento do tradicional colégio partiu de uma parceria entre a Prefeitura de Campos e a Uenf. O secretário municipal de Educação, Cultura e Esporte, Brand Arenari, se reuniu semana passada com a diretoria da Escola Agrícola, reiterando o acordo e, já para o ano letivo de 2020, o Ensino Fundamental da unidade será fornecido pela rede municipal, em parceria com a Faetec”, informou o município em nota.
Histórico - A ETEAAS foi inaugurada em 21 de setembro de 1955, na Fundação Rural de Campos (Pecuária). Em janeiro de 1962, a escola passou a funcionar na Fazenda Aldeia, em Guarus. No local, funcionam atualmente uma escola de nível fundamental (6º ao 9º ano), com 210 alunos, e outra de nível médio técnico em agropecuária (1º ao 3º ano), onde estão matriculados 70 alunos. Ambas eram vinculadas à Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS