Nível do rio Ururaí continua em queda e famílias retornam às casas
Camilla Silva 09/12/2019 18:48 - Atualizado em 16/12/2019 16:29
Famílias retornam em Ururaí
Famílias retornam em Ururaí / Supcom
Parte das famílias afetadas pelas chuvas, em Campos, estão retomando a normalidade. A Defesa Civil Municipal realizou, nesta segunda-feira (9), a mudança de três famílias alojadas que estavam na Creche Municipal Luiz Gonzaga de volta as suas casas que estavam desalojadas devido a alta do rio Ururaí, que chegou a 4,68m em novembro. O nível do segue diminuindo e nesta segunda bateu a marca de 4,12m. A cota de transbordo é de 3,80m. Segundo o órgão, uma família permanece alocada na creche municipal de Lagoa de Cima e todos os acessos para a localidade se encontram livres para passagem. Outros locais passam por reparação.
— Fizemos a vistoria às residências na última sexta-feira e vimos que as estruturas das residências não apresentam riscos. Liberamos a limpeza dos imóveis e realizamos a mudança dos moradores na manhã desta segunda. Outras famílias que haviam decidido, por conta própria, ir para casa de parentes, também já voltaram para suas moradias — relatou o coordenador da Defesa Civil, Major Edson Pessanha.
Na última sexta (6) foi realizada vistoria e concluído que as estruturas das moradias não apresentam riscos. A cheia do rio Ururaí afetou também outras 21 famílias que se alojaram temporariamente em casas de parentes, sem intervenção da Defesa Civil, mas segundo o órgão todas já retornaram às suas moradias.
A prefeitura informou que os acessos à Lagoa de Cima foram recuperados. A prefeitura informou que os acessos à Lagoa de Cima foram recuperados. Na última semana, para trabalhar os moradores da região tiveram que realizar o deslocamento por canoa e rotas alternativas dentro das fazendas, mesmo os que possuem veículo motorizado têm que realizar alguns trajetos de cavalo ou bicicleta.
“As rodovias estaduais que interligam Itereré à Rio Preto e Conceição do Imbé ao Imbé passaram por intervenções do Departamento de Estradas de Rodagem e estão livres. A Ponte do Córrego do Berrador e a passarela do Rio Mocotó passam por ação de recuperação com apoio da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana”, informou.
Próximos dias - Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a previsão na próxima quinzena é de uma significativa diminuição das chuvas no estado do Rio de Janeiro. Novembro teve chuvas acima da média. Apenas no dia 20, choveu 111,8 mm.
Famílias retornam em Ururaí
Famílias retornam em Ururaí / Supcom

ÚLTIMAS NOTÍCIAS