Pesquisadores da UFBA respaldam hipótese de que petróleo é venezuelano
11/10/2019 14:10 - Atualizado em 21/10/2019 16:19
Material encontrado nas praias tem ENTITY_quot_ENTITYforte correlaçãoENTITY_quot_ENTITY com produto extraído na Venezuela
Material encontrado nas praias tem ENTITY_quot_ENTITYforte correlaçãoENTITY_quot_ENTITY com produto extraído na Venezuela / Divulgação/Agência Brasil
Em análise laboratorial realizada por pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (Ufba),as amostras do óleo coletadas nas praias do Nordeste do Brasil, tem "forte correlação" com produto extraído na Venezuela. Segundo os pesquisadores, nenhuma das variedades de petróleo produzidas no País apresenta características semelhantes às encontradas nas amostras analisadas. A pesquisa é compatível com a análise que a Petrobras fez.
Segundo os acadêmicos, o trabalho em laboratório permite identificar compostos químicos que são como uma espécie de impressão digital ou marca de procedência, pois revelam características físicas e químicas do material que se formam única e exclusivamente no local de onde foi extraído. São os chamados biomarcadores, identificados por meio da geoquímica forense.
Em nota, a Petróleos de Venezuela (PDVSA) afirma não haver evidências de derramamentos de óleo nos campos de petróleo da Venezuela: “Reiteramos que não recebemos nenhum relatório no qual nossos clientes e/ou subsidiárias relatam uma possível avaria ou vazamento nas proximidades da costa brasileira, cuja distância de nossas instalações de petróleo é de aproximadamente 6.650 quilômetros, via marítima.” informa a pasta.
O ministro do Petróleo da Venezuela, Manuel Quevedo, recorreu ao Twitter para descartar a hipótese de que a PDVSA ou o Estado venezuelano tenham qualquer responsabilidade pelo material que vem sendo encontrado no Brasil.
Fonte: Agência Brasil 
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS