Poetas trovadores da ACL
17/10/2019 19:17 - Atualizado em 21/10/2019 14:45
Queiram ou não, a trova tem o seu lugar. Ela existe há muitos e muitos anos. Dizem que famosos nomes da poesia universal fizeram trovas. Mas, graças ao poeta Luiz Otávio, com a criação das UBTs em vários Estados, a trova começou a tomar um vulto maior no Brasil, em particular em Campos dos Goytacazes, onde, na década de 50, foi instalada uma seção da entidade dos trovadores.
Em Campos, quase todos os poetas são também trovadores. Gostam de exercitar a mente através dos quatro versos rimados e metrificados. Na Academia Campista de Letras, entidade cultural com um bom número de poetas, alguns especialistas em trovas, recolhemos do livro “A Arte do Dizer”, editado pela UBT — União Brasileira de Trovadores — Seção de Campos, da qual participam muitos deles, algumas selecionadas trovas. O referido livro, que fez sucesso, foi editado na gestão da professora e trovadora Talita Batista.
Aqui estão alguns dos nossos trovadores e algumas de suas trovas, e que fazem parte do citado livro:
ACL informa:
* Eleição (I) — Os acadêmicos Alberto Rosa Fioravanti, Carlos Augusto Souto de Alencar e Christiano Abelardo Fagundes de Freitas, membros da Comissão de Seleção e acompanhamento do processo eleitoral, designada pelo presidente Herbson Freitas, reunidos na última segunda-feira, 14, às 19:00 horas, no prédio-sede da entidade, consideraram aptos às cinco vagas existentes na ACL os seguintes nove candidatos, por ordem alfabética: Aldiney de Souza Sá, Ana Raquel de Souza Pourbaix, Cândida Maria Rebel Albernaz, Cininha Maciel, Elias Rocha Gonçalves Júnior, Fábio de Souza Silva, Genilson Paes Soares, João Záccaro Noronha e Simone Teixeira.
* Assembleia — Na próxima segunda-feira, 21, às 19:00 horas, os acadêmicos e acadêmicas, em dia com suas obrigações estatutárias estarão reunidos em Assembleia Geral Extraordinária para a eleição de cinco dos nove candidatos concorrentes. A primeira Convocação é com 2/3, e a segunda obedece o número de dez (10) acadêmicos previstos nos Estatutos.
* Ar Condicionado — Depois de muita luta, o funcionamento do ar condicionado da ACL se torna realidade. É chegado ao fim o acordo PMCG-MP e a firma que fez a adoção do referido equipamento. A Enel demorou com os estudos técnicos e a ACL foi obrigada a arcar com despesas extras de poste, fiação e mão-de-obra, no valor de quase R$ 6.000,00. Os acadêmicos estão sendo solicitados a colaborarem com esse velho sonho de todos. A ACL vive dos acadêmicos e acadêmicas, não tem verba oficial.
* Eleição (II) — Será em novembro próximo a eleição da nova Diretoria e Conselho Fiscal da ACL, e em dezembro a posse dos novos diretores eleitos. A atual Diretoria está chegando ao fim com saldo positivo. Entre outras coisas, a conclusão do funcionamento do ar condicionado, iniciativa da administração anterior, do professor Hélio de Freitas Coelho, que deixou saldo positivo, tendo conseguido da administração municipal passada, no final da prefeita Rosinha Garotinho, diversos melhoramentos para a ACL.
* Eventos finais — Independentemente da eleição dos novos acadêmicos; posse dos mesmos, eleição e posse da nova Diretoria e Conselho Fiscal, dois eventos serão ainda realizados nas próximas semanas: dia 16/10, sábado, às 10:00 horas, reunião da Academia de Letras do Brasil (ALB) e de sua Academia Infantil de Letras e Artes, presidida pela poetisa Sol Figueiredo. E dia 09/12, segunda-feira, às 19:00 horas, a tradicional sessão de trovas e homenagens, organizada pela acadêmica Heloísa Crespo, desta vez sobre a criança abandonada. Os eventos têm apoio da ACL e “fecham” o ano acadêmico. Academia Campista de Letras — 80 anos de Cultura!. (HF)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS