Comandante aponta avanços na segurança pública
Virna Alencar 14/03/2019 18:37 - Atualizado em 15/03/2019 17:44
Rodrigo Ibiapina
Rodrigo Ibiapina / Foto - Antônio Leudo
No mesmo dia em que o ataque de um jovem e um adolescente a estudantes na região metropolitana de São Paulo ganhou repercussão nacional, foi realizada em Campos a segunda reunião do Conselho Comunitário de Segurança Escolar, no Ciep 417 - José do Patrocínio, no Parque São Jorge, em Guarus. Participaram do evento diretores, professores e funcionários de instituições de ensino, bem como representantes da Polícia Militar. Na oportunidade, o comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar (BPM), em Campos, tenente-coronel Rodrigo Ibiapina Chiaradia, apresentou os resultados operacionais obtidos no mês de fevereiro, as novas propostas na área da segurança pública e ouviu demandas da comunidade escolar. Segundo o comandante, nessa quarta-feira (13), a segurança pública atinge a marca de 15 dias seguidos sem ocorrência de homicídio na área de Guarus, sendo um recorde histórico considerando os últimos 15 anos.
De acordo com Ibiapina, desde que assumiu o comando do 8º BPM, no último dia 17 de janeiro, estratégias foram traçadas, por meio de um trabalho integrado com a Polícia Civil, com o objetivo de reduzir o índice de homicídios, uma vez que naquele período a cidade atingia a marca de 23 casos de assassinatos, 15 somente na área de Guarus.
“Janeiro foi um mês muito ruim para a segurança pública e diante desses números começamos a traçar estratégias. À Polícia Militar coube realocar o policiamento na área de Guarus, com reforço em cima da mancha criminal. Também foi aumentado o período de patrulhamento incisivo nas áreas mais críticas e, com isso, a gente foi reduzindo aos poucos os indicadores. Chegamos a cinco homicídios no mês de fevereiro e, agora, estamos no 15º dia seguido sem homicídio considerando o último dia de fevereiro. A gente conseguindo ultrapassar a data de hoje (quinta-feira) vamos alcançar mais um recorde histórico”, disse.
A agenda do Conselho Comunitário de Segurança Escolar terá prosseguimento no mês de abril com a terceira reunião do ano, marcada para a Escola Estadual Benta Pereira, também em Guarus.
Comandante destaca avanços em Guarus
O tenente-coronel Rodrigo Ibiapina destacou ainda que no mês de fevereiro, a Polícia Militar conduziu à 146ª Delegacia de Polícia, em Guarus, 70 pessoas, que permaneceram presas. Já no mês de março, até o momento, são 25 presos em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas, tentativa de homicídio e homicídio, sem contar as prisões realizadas pela Polícia Civil regularmente com base em inquéritos. Segundo o comandante, as prisões mais importantes realizadas este ano foram feitas a partir da integração entre as polícias, medida que considera necessária e essencial para garantir a segurança pública.
Outros pontos destacados foram os investimentos na área para que o policial militar possa desenvolver suas atividades o policiamento extra a partir do Programa Estadual de Integração de Segurança (Proeis). “O Governo do Estado, através da secretaria de Estado de Polícia Militar, tem proporcionado ao policial algumas melhorias considerando o número de viaturas novas que chegou ao final do ano. Nós temos uma entrega programada de outras viaturas, até o próximo mês de julho, totalizando cerca de 40 viaturas só para o 8º BPM, em Campos. Nós também temos uma cabine blindada que está passando por uma reforma. Nossa ideia é inaugurá-la até o dia 28 de março e trazer mais conforto e segurança para o policial militar desenvolver o seu trabalho”, declarou.
Em relação ao Proeis considerou ser um programa importantíssimo para qualquer batalhão por se tratar de um policiamento extra, que, consequentemente, aumenta o contingente de policiais para cuidar da segurança pública. Ele ressaltou que sua adesão acontece por meio de negociação entre a coordenadoria do Proeis e as prefeituras ou instituições que têm interesse no serviço.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS