Pudim na secretaria-geral da Alerj
Aldir Sales 07/02/2019 21:55 - Atualizado em 13/02/2019 16:09
Geraldo Pudim
Geraldo Pudim / Divulgação
O mandato do ex-deputado estadual Geraldo Pudim (MDB) terminou no último dia 31 de janeiro, mas a boa relação do campista com o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), André Ceciliano (PT), rendeu a continuidade do emedebista na Casa. Pudim tentou concorrer à Câmara Federal em outubro do ano passado, mas somou apenas 5.046 votos e acabou não se elegendo. No entanto, o ex-parlamentar será nomeado para ser secretário-geral da Alerj. Enquanto isso, outro campista, o deputado estadual Gil Vianna (PSL) presidirá a Comissão em Defesa da Pessoa com Deficiência.
Pudim irá substituir uma figura antiga e conhecida no Legislativo, o servidor Marcus Giglio, o Marquinho. Ele é conhecido como “71º deputado” e aparece em todas as sessões ao lado do presidente, ocupando a posição desde o final dos anos 1980.
O ex-deputado chegou a ser cotado para ser diretor-geral da Alerj, mas foi preterido pelo ex-secretário estadual de Educação Wagner Victer.
Eleito em 2014 pelo grupo do ex-governador Anthony Garotinho (PRP), Pudim rompeu relações com o político da Lapa durante o mandato e se filiou ao MDB do então presidente da Alerj Jorge Picciani. O ex-parlamentar concorreu à Prefeitura de Campos em 2016, mas ficou na quinta colocação com 2.160 votos. Em outubro do ano passado, o deputado abdicou de tentar a reeleição para concorrer a uma cadeira na Câmara dos Deputados, mas passou longe de retornar à capital federal, onde exerceu mandato de deputado entre 2007 e 2010.
Comissões - O PSL do presidente Jair Bolsonaro elegeu a maior bancada da Alerj, com 12 deputados, mas não conseguiu se articular com outros partidos e internamente para cumprir a promessa do então presidente estadual da sigla, Flávio Bolsonaro, de tirar o petista André Ceciliano da presidência da Casa. Ceciliano não só se manteve no cargo como tem conversado com os deputados do PSL.
Mesmo com a briga entre PSL e Ceciliano, o partido irá abocanhar a maioria das comissões da Casa. Além de Gil Vianna, também presidirão comissões Márcio Gualberto (Indicação Legislativa), Renato Zaca (Defesa dos Animais), Rodrigo Amorim (Orçamento) e Gustavo Schmidt (Saneamento). Além disso, o partido também pleiteia a comissão de Emendas Constitucionais e Vetos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS