Mutirão de cirurgia de catarata
07/02/2019 21:27 - Atualizado em 11/02/2019 16:01
Será concluído na próxima semana o mutirão de cirurgias de catarata que acontece desde dezembro, último, no Hospital Beneficência Portuguesa. As cirurgias foram iniciadas pela secretaria de Saúde de Campos, para atender a demanda reprimida de 2018. No total, 400 olhos serão operados, sendo que, 200 foram realizados no primeiro mês e 200 em janeiro e fevereiro. A Beneficência é a unidade contratualizada pela Prefeitura de Campos para esta especialidade.
No início dos procedimentos, a secretária de Saúde, Fabiana Catalani, ressaltou que as cirurgias seriam realizadas em pacientes já com exames em andamento, o que vem acontecendo.
— Esta foi uma iniciativa do prefeito Rafael Diniz, preocupado com a quantidade de pacientes que necessitavam da cirurgia para melhorar a qualidade visual. Estamos conseguindo viabilizar esses procedimentos devido a emendas parlamentares — destacou.
A aposentada Amarilis Costa Amaral, 66 anos, fez a cirurgia em uma vista há uma semana, passou pelas consultas do pós-operatório e já recebeu alta. “Estou muito bem e feliz por voltar a enxergar depois de tantos meses. A cirurgia foi ótima, sem dor, a médica e as enfermeiras também são muito atenciosas. Graças a Deus, em breve, voltarei a fazer minhas atividades diárias sozinha”, afirmou.
Já Maria da Glória Dias Menezes, 73 anos, precisou operar as duas vistas e também já recebeu alta. “Operei a primeira vista no início de dezembro e a outra há uma semana. Estava praticamente sem enxergar e agora vejo tudo normalmente. Estou muito feliz e agradecida aos médicos e a prefeitura por isso. Não senti nenhuma dor nem na operação e nem no pós-operatório. A médica é muito paciente e atenciosa. O importante é fazer o repouso necessário e usar os remédios na hora certa. Minha família me ajudou muito”, concluiu.
Além da oftalmologista e coordenadora da alta complexidade do setor, Eliane Brasil, outros quatro médicos compõem a equipe das cirurgias. O município estava com uma espera de aproximadamente 350 pacientes para a realização da cirurgia de catarata.
— A grande maioria dos pacientes já fez a revisão do pós-operatório e estamos na fase final das cirurgias. Nossa equipe está utilizando uma técnica moderna sem pontos, de facoemulsificação — explicou a médica, Eliane Brasil. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS