Vasco bate Flu e levanta Taça Guanabara em jogo marcado por confusão sobre torcida
17/02/2019 19:11 - Atualizado em 18/02/2019 16:05
Um jogo que começou com o silêncio de um Maracanã vazio e terminou com a explosão de alegria da torcida cruzmaltina. Com um gol solitário de Danilo Barcelos, o Vasco bateu o Fluminense por 1 a 0, na tarde deste domingo (17), e se sagrou campeão da Taça Guanabara, o primeiro turno do Campeonato Estadual.
Apesar da alegria pelo título, que significa vantagem do empate para o Vasco na fase final do Campeonato Estadual, a partida ficou marcada por uma série de decisões judiciais que impediam e, já com a bola rolando, liberou a entrada de torcida no estádio depois de uma contestação da diretoria do Fluminense sobre o lado que os tricolores iriam ocupar nas arquibancadas do Maracanã.
O presidente do Flu, Pedro Abad, alegava que o clube possui contrato com o consórcio que administra o Maraca e que isso garantiria a presença da torcida do seu time no setor sul, porém, como mandante do duelo, o Vasco também exigia o mesmo lado e colocou os ingressos à venda. Abad, por sua vez, entrou na Justiça, que determinou que o clássico fosse disputado com os portões fechados. Já com a bola rolando, no final do primeiro tempo, o judiciário derrubou a decisão anterior e permitiu a entrada dos torcedores.
Do lado de fora do Maracanã a confusão foi generalizada com a Polícia Militar utilizando cavalaria, gás lacrimogêneo, spray de pimenta e bombas de efeito moral para dispersar a torcida que se concentrava na frente do estádio antes da decisão de abrir os portões.
Com a bola rolando, a partida teve um primeiro tempo na mesma temperatura do estádio vazio: morna. Na etapa final, o time do técnico Alberto Valentim pressionou a saída de bola do adversário e incomodou o Fluminense, que tentava sair jogando sem dar chutão. Em um desses lances nasceu a falta que originou o gol. Danilo Barcelos cobrou da ponta esquerda, ninguém desviou e a bola entrou direto.
Nos últimos instantes, o árbitro de vídeo foi acionado e gerou a expulsão de Luciano, do Fluminense, que deu um empurrão no adversário. Já após o apito final, o volante Airton também recebeu o cartão vermelho por reclamação.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS