Carnaval movimenta o comércio
Jane Ribeiro e Catarine Barreto 09/02/2019 16:46 - Atualizado em 15/02/2019 19:09
Lojistas do Centro estão otimistas com as vendas de adereços e fantasias para a folia
Lojistas do Centro estão otimistas com as vendas de adereços e fantasias para a folia / Rodrigo Silveira
A três semanas do Carnaval, já tem gente pensando no que vai usar nos dias de folia. A procura por adereços e fantasias, que deixam a festa de Momo mais divertida e colorida, já começou. Os comerciantes do Centro da cidade estão no pique para agradar ao público, que antecipou as compras já de olho nas prévias. Aos poucos, os mostruários ganham ar de festa. Essa animação mostra que a expectativa é de aumento nas vendas do setor em torno de 10% até o final do Carnaval, em comparação a igual período de 2018.
Nas lojas especializadas, a decoração empolga quem entra. A diarista Carina Santos foi a uma das lojas à procura de alguns artigos. Ela contou que vai formar blocos com familiares e saiu para pesquisar preços. “Aproveitei minha folga para ver preço de alguns materiais e vou deixar para comprar no final do mês. Pelo que pude observar, aqui tem tudo o que quero e posso pagar no cartão”.
Os lojistas estão otimistas com as vendas dos artigos típicos da festa. Paetês, colares, confetes, máscaras e diversos outros itens que colorem as vitrines e chamam a atenção do consumidor para a maior festa do país.
— Ano passado, o Carnaval foi no meado do mês de fevereiro, e este ano ainda vai ser no início de março. Vai dar mais tempo para o consumidor pensar no que quer vestir e montar sua fantasia. Por enquanto, as pessoas entram e pesquisam os preços, mas apostamos em acréscimo nas vendas em torno de 10% a 12%, nas próximas semanas — informou o gerente de uma loja Celino Cavalcante.
Outro comerciante do Centro está apostando na diversidade neste ano. Além de fantasias para blocos e desfiles, muitas escolas procuram a loja para comprar peças características para os bailinhos de Carnaval.
— Nós temos mais de 80 anos de mercado e eu sempre busco a variedade de produtos. Não encho a loja das mesmas coisas, busco sempre ser agressivo com os preços e produtos. Desse modo, conseguimos atrair o cliente, e esse setor fica aquecido por conta disso — disse o comerciante Alamir Chacur.
Os aniversariantes desta época do ano também são lembrados pelos lojistas. O tema Carnaval pode ser uma boa pedida para comemorar o aniversário nos dias de folia. “São sacolinhas enfeites típicos e muito mais. Por conta disso, principalmente as crianças se animam quando encontram na loja esse tema de aniversário muito característico”, disse a vendedora Cínthia Silva.
Consumidor procura tecido para fantasias
No ano passado, o Carnaval se destacou com as fantasias de unicórnio, que tomaram conta das lojas e das ruas. Este ano, segundo os lojistas, o destaque está por conta das fantasias de super-heróis, como Mulher Maravilha, Homem de Ferro e Capitão América. A família da empresária Márcia Carvalho está na galeria dos foliões que optaram por fantasias de super-herói. “Meu marido vai de Homem de Ferro, eu de Mulher Maravilha e os nossos filhos de Capitã e Capitão América. Mas, pretendo comprar o tecido e mandar confeccionar. Acho que ficará mais em conta. Vamos passar o Carnaval no Rio de Janeiro e lá tem muitos blocos. Pretendemos nos divertir muito”, disse a empresária.
Lojas que vendem tecidos também estão à espera dos foliões.
— Já estamos com nossa vitrine enfeitada com os tecidos que podem se transformar em fantasias. As vendas ainda estão tímidas, mas como as pessoas que preferem confeccionar a própria fantasia têm que comprar o material com antecedência, esperamos que o movimento melhore nos próximos dias — informou a vendedora Clara Assis.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS