Campos inicia processo de modernização do parque de iluminação
21/12/2018 18:47 - Atualizado em 25/12/2018 12:45
Supcom - Divulgação
O município de Campos está iniciando um amplo processo para modernização de todo o seu Parque de Iluminação Pública, visando dotar o município de um sistema eficiente e mais econômico, dentro dos conceitos de Cidades Inteligentes (smart cities). Nesta quinta-feira (20), a secretaria executiva do Comitê Gestor de Parceria Público Privada Municipal publicou no Diário Oficial (DO) do município, Aviso de Consulta Pública para que a população apresente informações e sugestões que possam subsidiar o modelo do projeto.
— Todos podem participar, até o dia 5 de fevereiro, através do site da Prefeitura, dando sua contribuição. A intenção é dotar Campos de um moderno parque de iluminação, dentro da proposta do governo Rafael Diniz de dotar o município dos mais avançados princípios de “eficientização” dos serviços. E tudo em parceria com a iniciativa privada, reduzindo ao mínimo possível os gastos de recursos públicos. Após a Consulta Pública, vamos apresentar o projeto na Câmara Municipal para que possamos agilizar o processo — explica o secretário Executivo do Comitê Gestor, Thiago Dias.
De acordo com o superintendente Daniel Duarte, este é um trabalho técnico e histórico. “Agora, conseguimos finalizar toda modelagem para, em breve, apresentar na Câmara Municipal. A intenção é conseguir investimentos a curto prazo, substituindo todo parque de iluminação pública por luminárias de tecnologia LED, relacionado a um projeto de smart cities, ou seja, todos os pontos de iluminação pública do município (cerca de 54mil pontos) serão modernizados e trocados por LED”, explica.
Hoje, os equipamentos existentes no parque de iluminação pública, em grande parte, estão sucateados e ultrapassados, resultando em custos gerais mais altos na manutenção. “As contas de energia de iluminação pública também podem cair no mínimo pela metade. A proposta é modernizar todo o parque, valorizando a cidade, melhorando a iluminação e aumentando a sensação de segurança”, acrescenta o superintendente.
Ainda segundo Daniel, além da troca total das atuais lâmpadas por luminárias de LED, o projeto prevê o monitoramento e operação remota de alguns pontos (telegestão), iluminação decorativa de monumentos públicos, como bustos, estátuas e igrejas e WI-FI grátis ligado à rede em diversos pontos, como praças públicas. “Também prevê a instalação de câmeras de segurança em algumas luminárias da área central. Com isso, esperamos resolver em definitivo esses problemas que há anos afligem o nosso município”, conclui. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS