Continental já transmite em FM
Victor Azevedo 14/12/2018 21:44 - Atualizado em 15/12/2018 17:42
Começou nesta sexta-feira, em caráter experimental, a transmissão da rádio Continental em FM, no dial 98,3 Mhz. O período experimental vai durar 60 dias e, inicialmente, a transmissão em AM continuará, de forma paralela, mas com previsão de ser encerrada em janeiro. Com equipamentos de última geração, a rádio vai apresentar novidades.
Equipamentos da nova etapa da Continental FM abrangem o que tem de mais moderno. A torre autoportante, adquirida junto à GAD Montagens e Soluções, possui quatro elementos, permitindo uma abrangência maior de sinal. Também são utilizados dois novos e modernos transmissores FM, um principal e um reserva, ambos da Sinteck. O estúdio novo, em uma sala que aumentou o espaço útil da emissora, inclui processador de áudio Orban, o melhor do mercado, e microfone Neumann.
O diretor do Grupo Folha, Christiano Abreu Barbosa, diz que muitos ajustes ainda estão sendo feitos.
— A previsão é que os dois sistemas funcionem em paralelo até janeiro, para que os ouvintes da AM se acostumem como o novo Dial, comparem e percebam que o som terá muito mais qualidade. Foram vários testes com os novos equipamentos e muitos ajustes serão feitos nessa fase de transição experimental. A previsão é quem, em janeiro, tudo acertado, desliguemos o transmissor em AM. É um importante investimento para levar mais qualidade ao ouvinte — comentou o diretor.
Para o gerente da rádio Continental FM, Cláudio Nogueira, a nova fase foi muito bem elaborada: “A repercussão é extraordinária. Foi um processo bem elaborado, estruturado, tudo muito pesquisado para descobrir qual melhor sistema de transmissão, desde o melhor cabo contra interferências e ruídos até o transmissor e antena. A D2 Broadcast Soluções atuou na montagem e não houve economia para chegarmos à qualidade pretendida. É um momento histórico e uma experiência inovadora”, disse.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS