Mitos sobre carros híbridos
- Atualizado em 26/12/2018 17:17
Divulgação
Os carros híbridos têm dois motores, um tradicional movido a combustível e outro elétrico. Os dois podem funcionar separadamente, ou juntos, conforme o desejo do motorista e a necessidade do local. Não é ótimo?
Sim, carros híbridos têm muitas vantagens, sendo que uma das principais é a redução de cerca de 90% nas emissões de gases poluentes. Mas eles ainda sofrem com alguns mitos. Veja abaixo:
1) Potência — É verdade que o motor elétrico é menos potente do que o de combustão, mas por isso que o híbrido torna-se uma alternativa tão interessante. Ao estabelecer uma “parceria” entre os dois motores, tem possibilidade de reduzir emissões poluentes sem prejuízo da potência.
Um bom exemplo é o do Volvo XC60 T8, modelo híbrido da montadora sueca. O motor elétrico tem 87 cavalos de potência, e trabalha junto com o de combustão, com 320 cavalos, para chegar a 407 cavalos de potência. Com isso, o carro vai de 0 a 100km/h em apenas 5,3 segundos. Em locais de trânsito lento e pesado, pode ficar em funcionamento só o motor elétrico.
2) Carregar a bateria — De que adiantam as funcionalidades de um carro que funciona com bateria se é difícil carregá-lo? Há modelos em que o motor elétrico é alimentado pelo motor de combustão, mas a autonomia costuma ser pequena. Só que as opções com plug-in resolvem essa questão.
O Volvo XC60 T8 pode ser carregado em uma tomada que pode ser instalada na casa do motorista. Entre três a sete horas, dependendo da corrente, a bateria está cheia.
3) Longas distâncias — Pegar a estrada é um prazer para quem gosta de dirigir. Quem tem carro quer ter a opção de viajar longas distâncias sem maiores preocupações. Com a autonomia limitada de um motor elétrico, a missão torna-se quase impossível.
Só que basta usar o motor de combustão em um carro híbrido para que esse problema seja superado. No Volvo XC60 T8, há a possibilidade de acionar a função Hold quando o motorista quer economizar bateria. Assim, a carga permanece igual e o carro anda normalmente - e por largas distâncias onde postos de gasolina são a única alternativa para abastecê-lo. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS