Açu com obras do heliporto em 2019 e planejamento para armazenar petróleo
19/12/2018 19:38 - Atualizado em 19/12/2018 19:49
O engenheiro Carlos Tadeu Fraga, atual presidente da Porto do Açu Operações, apresentou nesta quarta-feira (19) um balanço das atividades no terminal portuário privado e a perspectiva para os próximos anos. Os dados foram apresentados à imprensa durante um encontro em Campos.
Apesar de 2018 ter sido considerado um ano ainda de crise econômica no cenário nacional, a Porto do Açu comemora crescimento nas operações — com exceção do terminal de minério, que paralisou as atividades após o rompimento do duto da Anglo American, que liga Conceição do Mato Dentro, em Minas Gerais, ao terminal sanjoanense. O fato mais importante do ano foi o início da construção da primeira termelétrica da Gás Natural Açu (GNA) e autorização para a segunda.
Para 2019, a perspectiva também é grande. O planejamento é de começar a construir um heliporto no terminal portuário que se tornará uma das bases de embarque de trabalhadores para as plataformas de produção de petróleo em alto mar na costa fluminense. Segundo Tadeu Fraga, as obras começam no início do próximo ano. O grupo Aeropart, que administra o aeroporto de Cabo Frio, será parceiro do Açu para tirar o projeto do papel. O novo terminal terá capacidade de abrigar até 20 helicópteros de grande porte.
Outro projeto que começará a sair do campo das ideias para realidade é o de construção de um terminal de tancagem de petróleo. Atualmente está em operação o terminal de transbordo, atendendo a duas empresas: a Shell e a Galp. Mas a expectativa é de que novas empresas que operam com petróleo firmem contratos com o Açu.
— Tem muito contato! A produção está crescendo, tem um número maior de empresas produzindo petróleo. Essas empresas não podem usar o terminal da Petrobras. Nosso terminal é novo, é pouco conhecido, mas quem está operando para Shell e para Galp, que uma empresa de Portugal, já começa a demonstrar capacidade. Essa concepção existia desde a origem, mas está chegando agora o momento de fazer o investimento na tancagem. Estamos com um projeto em desenvolvimento interno e espero começar a construir rapidamente. A licença a gente já tem — afirmou o presidente da Porto do Açu, Tadeu Fraga.
Mais informações na edição desta quinta-feira (20) da Folha da Manhã.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]