Campanha de doação de sangue no Porto
13/11/2018 20:20 - Atualizado em 16/11/2018 15:41
Colaboradores da Porto do Açu e de suas terceirizadas participaram de mais uma campanha de doação de sangue, dentro do complexo, nesta terça-feira, e puderam contribuir com os estoques do Hemocentro Regional de Campos. A Porto, em parceria com o posto de coleta, mobilizou voluntários, que foram atendidos, durante o expediente, em uma unidade móvel de coleta, estacionada no pátio da empresa. A ação, às vésperas do feriado prolongado, é ainda mais importante, por se tratar de um período de aumento da demanda por bolsas de sangue.
— Nós temos muito orgulho de promover esta campanha e de incentivar no nosso time uma iniciativa social tão importante que é a doação de sangue. Sempre temos uma adesão muito positiva dos nossos colaboradores. Nós estamos não só contribuindo para o aumento dos estoques na rede de saúde, mas também salvando vidas e servindo de exemplo para outras empresas — garantiu Cláudia Costa, médica do trabalho da Porto do Açu.
Todos os colaboradores interessados em doar foram submetidos a uma triagem para verificar se eram aptos e, se sim, passavam pela coleta, dentro do ônibus do Hemocentro. O engenheiro cartógrafo Waldyr Lua, que é doador há 20 anos, foi um dos primeiros: “Eu procuro cumprir o meu papel de doador e, com o ônibus de coleta vindo até o Porto, isso ficou ainda mais fácil. O melhor é que a boa prática se torna rotina e um colega acaba estimulando o outro”, disse.
A analista de contratos Roseane Cabral também faz questão de participar: “Eu acho muito bacana a empresa promover as doações dentro do espaço de trabalho, porque, muitas vezes, as pessoas não têm disponibilidade ou não podem se deslocar para fazer a doação. Assim, fica simples contribuir”, afirmou.
São necessárias no mínimo 70 doações de sangue por dia para que o estoque do Hemocentro se mantenha equilibrado. A média de doadores diários, no entanto, não chega a 40. “A demanda é muito grande e incompatível aos estoques. Se dependêssemos só de quem vai ao posto de coleta como voluntário, o cenário seria ainda pior. Este tipo de parceria que temos com a Porto do Açu e outras empresas não tem preço”, ressaltou Juremi Mendes, enfermeira do Hemocentro.
O posto de coleta de Campos funciona diariamente, das 7h às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Para doar é preciso levar um documento original de identidade com foto, ter peso superior a 50 Kg, idade entre 16 e 67 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS