Desenvolvimento regional em discussão
29/11/2018 19:56 - Atualizado em 03/12/2018 17:30
Divulgação
A retomada da economia a partir de 2019 e seus impactos na construção civil e no mercado imobiliário, com debate de agenda pública regional integrada, inovação e tecnologia, serão temas do ImCon, no dia 5 de dezembro, no Soho Residente, em Campos.
Realizado pela empresa Fatore com apoio do Sebrae, da Fundação Getúlio Vargas, e da Folha da Manhã e Inter TV, o ImCon é o primeiro Seminário Regional de Desenvolvimento Integrado, Construção Civil e Mercado Imobiliário, e irá debater em “blocos de saber” os temas Plano Diretor Regional e Agenda Pública, Economia e Mercado, e Inovação e Tecnologia.
Para o prefeito Rafael Diniz, o ImCon “se soma aos esforços de debate da atuação regional pelo crescimento econômico integrado, falando de uma área importante, a da construção civil, que vai ser impactada pelo Porto do Açu”. “O desafio é unir todos os atores, públicos, privados, a academia, para criar um adensamento de ideias para a retomada do setor”, pontua Sérgio Cunha, do Fatore.
Nesta quinta-feira, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Felipe Quintanilha, com o presidente do Fundecam, Rodrigo Lira, dos superintendentes Romeu Silva e Neto (Ciência, Tecnologia e Inovação) e Rogério Matoso (Trabalho e Renda), recebeu os organizadores do ImCon, Sérgio Cunha e Tarcísio Vianna, e o gerente regional do Sebrae-RJ, Gilberto Soares. “O nosso empenho é o de promover as conexões para que o crescimento econômico se dê integrando todos os setores”, disse Quintanilha.
Programação — Pela manhã, será realizada a abertura do Painel de “Planejamento Regional e Politicas Publicas Inovadoras para as Cidades” e uma palestra da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Em seguida o prefeito Rafael Diniz, presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf), conduz o Painel de atuação integrada dos municípios da região e palestras de “Sustentabilidade para as Cidades”, com o consultor e engenheiro ambiental Cleber Ferreira, e “Infraestrutura Urbana e Saneamento”, com o grupo Águas do Paraíba.
Na parte da tarde, serão realizadas palestras do Painel “Expectativas de Retomada Econômica para Brasil e Estado do Rio de Janeiro. Fundação Getúlio Vargas (FGV)”. Ainda pela tarde, palestras do Painel “Diagnóstico Regional de Cenários e Oportunidades”, com o economista e mestre em Gestão Pública, Ranulfo Vidigal. Neste bloco de mercado, o grupo JM lança para empresários o Guarus Plaza Shopping, um dos maiores empreendimentos em construção na cidade.
Às 20h acontece a palestra do Sebrae, no bloco de Inovação e Tecnologia, com Tony Ventura, Inovação e Tecnologia com o especialista Tony Ventura, formado pela Harvard Kennedy School. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS