Campos tem presença em evento quilombola
13/11/2018 17:09 - Atualizado em 16/11/2018 16:28
Divulgação
Campos será representada no Seminário de Organização e Cidadania Quilombola, que acontece de 14 a 19 deste mês em Maceió, Alagoas, no Espaço Cultural Zumbi dos Palmares, em evento organizado pela Fundação Zumbi dos Palmares. A campista Lucimara Muniz, presidente do Instituto de Desenvolvimento Afro do Norte e Noroeste e Coordenadora Nacional das Comunidades Quilombolas em Campos e região vai participar do evento que fala sobre “As faces do Empreendedor Negro no Brasil”, e vai mostrar a iniciativa das comunidades quilombolas da planície, que vem utilizando a internet para catalogar e vender seus produtos.
Na palestra, Lucimara, que será a única participante da região, vai falar sobre as ações e desafios e alternativas para escoamento de produtos quilombolas por iniciativa e organização social.
— Na rede produtiva quilombola temos hoje mais de 140 produtores catalogados das 11 comunidades da Região Norte, sendo Campos o maior em número de comunidades. A experiência, que foi referência em organização social é inédita no Brasil e ficou como referência para Fundação Palmares e o Ministério de Desenvolvimento Agrário de Brasília — conta Lucimara, acrescentando que a ideia gera renda criando um catálogo de produtos de comunidades quilombolas na internet, com identificação desses itens que são produzidos por eles.
O site “redeprodutivaquilombola.org.br” foi lançado na Câmara Municipal de Campos, com a presença de representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir),Fundação Cultural Palmares, Ministério Público Federal (MPF), além de presidente das Associações Quilombolas da Região. A solenidade contou com cerca de 350 quilombolas que, na ocasião, também fizeram exposição dos seus produtos. O objetivo foi fortalecer a identidade quilombola e sua produção.
A Fundação Cultural Palmares realiza a segunda edição do “Projeto Vamos Subir a Serra”, que realizará diversas ações de cunho socioeducativo e cultural no âmbito das manifestações espontâneas que anualmente celebram, na Serra da Barriga, patrimônio cultural do Mercosul, no município de União dos Palmares (Alagoas), o Dia Nacional da Consciência Negra. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS