Presidente Temer indiciado pela Polícia Federal
16/10/2018 20:02 - Atualizado em 17/10/2018 15:17
Na tarde desta terça-feira, a Polícia Federal entregou o relatório final do inquérito dos Portos, que investiga o presidente Michel Temer (MDB). No documento, entregue ao ministro Luís Roberto Barroso, relator do caso no Supremo Tribunal Federal (STF), a PF indicia Michel Temer e outras 10 pessoas.
O caso foi encaminhado pelo ministro Luís Roberto Barroso para a Procuradoria Geral da República, que tem até 15 dias para se pronunciar. O ministro chegou a prorrogar a conclusão do inquérito por quatro vezes.
O Palácio do Planalto informou que ainda não teve acesso ao documento.
O inquérito dos Portos foi aberto pelo STF, a pedido do então procurador da República, Rodrigo Janot, após a delação de executivos do Grupo J&F, que denunciaram pagamentos de propina a agentes políticos, entre eles Michel Temer e o ex-assessor dele, Rodrigo Rocha Loures.
Desde novembro de 2017, o delegado Cleyber Malta Lopes investiga se empresas do setor portuário pagaram propina em troca de um decreto presidencial. O presidente nega que o decreto tivesse essa finalidade desde o início das investigações. Empresas alvo do inquérito também negam o pagamento de propina.
Em maio de 2017, o presidente Michel Temer ampliou de 25 para 35 anos o prazo de contratos de concessões de empresas portuárias, podendo chegar a até 70 anos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS