Clima anterior aos resultados
08/10/2018 13:56 - Atualizado em 08/10/2018 16:39
No cenário nacional e estadual, o dia de votação dos presidenciáveis e candidatos ao governo do Rio de Janeiro foi de otimismo, embora o segundo turno pudesse ser esperado, conforme mostravam as pesquisas de intenção de voto, os personagens que iriam protagonizar a disputa ainda era uma incógnita, o que fez com que os candidatos não perdessem a esperança de um resultado positivo.
Favorito nas pesquisas, o candidato Jair Bolsonaro (PSL) chegou a acreditar em vitória no primeiro turno. Já o presidenciável Fernando Haddad (PT) declarou que no segundo turno não vai se limitar a procurar partidos e políticos, mas também "procurar personalidades". Ciro Gomes, candidato do PDT, também apostou em um segundo turno com ele no páreo.
No âmbito estadual, a virada do candidato Wilson Witsel (PSC) pegou todos de surpresa, contrariando todas as pesquisas de intenção de voto.
Para o Senado, a eleição de Flávio Bolsonaro (PSL) retratou bem as últimas pesquisas. Porém, o desempenho de Arolde de Oliveira (PSD) surpreendeu, deixando César Maia (DEM) e Lindbergh (PT) para trás.
Agência Brasil
Jair Bolsonaro -
O presidenciável pelo PSL votou na manhã desse domingo (7) na Escola Municipal Rosa da Fonseca, dentro da Vila Militar, em Deodoro, na Zona Oeste do Rio. Bolsonaro chegou às 8h55 à zona eleitoral e estava acompanhado do filho e candidato ao Senado pelo Rio de Janeiro, Flávio Bolsonaro.
"Tivemos o apoio de setores importantes da sociedade. Gente que quer uma economia liberal, com menos Estado, que quer defender os valores familiares".
Agência Brasil
Fernando haddad -
O candidato do PT votou no Brazilian International School, colégio localizado no bairro Moema, na zona sul de São Paulo. Ele chegou pouco antes das 10h, acompanhado pela esposa, Ana Estela Haddad, e levou cerca de um minuto para concluir a votação na urna eletrônica.
"Eu estou muito esperançoso que a gente tenha um segundo turno muito mais civilizado do que tivemos no primeiro".
Agência Brasil
Ciro Gomes -
O candidato pelo PDT votou em Fortaleza (CE), na sede da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará. Ele chegou à seção eleitoral por volta das 9h e levou menos de cinco minutos para votar. Ciro Gomes entrou na cabine de votação acompanhado da neta Maria Clara.
"Os arrogantes e despreparados sempre se revelam nas horas de maior emoção, e quando uma pessoa já no dia da eleição se afirma vitoriosa, é porque dispensa o voto das pessoas".
Governador:
Agência Brasil
Wilson Witsel -
O candidato do PSC chegou às 9h50 ao Grajaú Country Club, na Zona Norte do Rio, para votar. Acompanhado da família, Witzel fez questão de cumprimentar eleitores, e votou na seção 280, que não tinha filas.
"Estamos confiantes para o segundo turno. Se isso se confirmar, a nossa estratégia não vai mudar pois o nosso plano já foi aprovado pela população".
Agência Brasil
Eduardo Paes -
O candidato pelo DEM foi primeiro entre os candidatos ao Governo do Estado a votar. Ele chegou pouco antes das 9h ao Gávea Gof Club, acompanhado pela família e aliados políticos.
"É uma alegria participar mais uma vez das eleições. Estou muito confiante de ter um belo desempenho e corresponder as expectativas da população".
Agência Brasil
Tarcísio Motta -
O candidato do PSOL votou na Escola Municipal Senador Corrêa, em Laranjeiras, na Zona Sul. Ele chegou acompanhado do deputado estadual Marcelo Freixo, de Chico Alencar e de Sônia Guajajara e também levou a filha de 11 anos.
"Nossa campanha cresceu muito nos últimos dias, o povo do Rio de Janeiro que quer a mudança está votando 50".
Agência Brasil
Romário -
Candidato do Podemos ao governo do Rio, chegou pouco antes do meio-dia à Escola Municipal Joseph Bloch, em Parada de Lucas, na Zona Norte. Ele chegou ao local acompanhado de cinco, dos seus seis filhos.
"Acredito que nesses 52 dias consegui passar minha mensagem, consegui mostrar para a população que estou preparado para melhorar o Rio".
Senador:
Agência Brasil
Flávio Bolsonaro -
O candidato ao Senado pelo PSL votou em Vila Isabel, acompanhado da esposa Fernanda.
"Agradeço toda força que me foi dada e aqueles que acreditam no Bolsonaro, que acreditam em nossas propostas".
Agência Brasil
Arolde de oliveira -
O candidato do PSD ao Senado pelo Rio de Janeiro também votou na capital.
"Posso dizer que minha credibilidade fez diferença. E confirmo que quando Deus quer, não há obstáculos".
Agência Brasil
César Maia -
O candidato do DEM votou em um shopping da Zona Sul do Rio, acompanhado de familiares.
"Do ponto de vista político, eu diria que a configuração não vai mudar muito. Vamos ter um perfil parecido com o atual". (M.S.) (A.N.)
 
 
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS