Mostra de extensão reúne as universidades públicas
Victor de Azevedo 16/10/2018 20:23 - Atualizado em 17/10/2018 15:11
Com o tema principal a “Ciência para Redução das Desigualdades”, começou nesta terça-feira, no Centro de Convenções da Uenf, a 10ª edição da Mostra de Extensão, que conta com participação do Instituto Federal Fluminense (IFF), Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), pela segunda vez. A programação do evento, aberto ao público, segue nesta quarta com palestras, mesas-redondas, oficinas, minicursos, apresentações culturais e de trabalhos. Ao todo, a Mostra recebeu um total de 1.247 inscritos, com submissão de 287 resumos, sendo 140 do IFF.
Para a vice- reitora da Uenf, Teresa Peixoto, o momento é complicado, mas é necessário manter os projetos em prol das comunidades para reduzir as desigualdades.
— Passamos por um momento delicado, onde as instituições estão sob ataque, mas temos que manter e fazer esses grandes eventos, principalmente a Mostra de Extensão, ressaltando-as nesta Semana de Ciência e Tecnologia. A extensão tem um papel fundamental e transformador como bem já levantamos aqui, principalmente nessa relação com as comunidades. A Uenf e as instituições extramuros também estão trazendo as comunidades para dentro das nossas instituições — ressaltou.
A principal atração da abertura foi à conferência da professora e escritora Maria Margarida Martins Salomão, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Além disso, foram realizadas apresentações culturais dos grupos “Arte Lata” e “Encontros”. A diretora de Políticas Sociais e Relações Empresariais do IFF e uma das organizadoras do evento, Juliana Gonçalves Vidigal ressaltou a relevância do evento. “Estamos muito animados com o tema desse ano, que avaliamos ser, mais do que nunca, de extrema relevância para as instituições públicas de ensino e para a sociedade em geral. Procuramos desenvolver toda a programação em torno do tema e, por isso, ela está rica e cheia de diversidade, como um evento de extensão de qualidade deve ser”, finalizou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS