Contribuintes caem na malha fina e são notificados pela RF
09/10/2018 21:14 - Atualizado em 17/10/2018 18:04
Receita Federal
Receita Federal / Isaías Fernandes
Mais de 46 mil contribuintes estão sendo notificados pela Receita Federal. Eles caíram na malha fina do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2018 com prazo para regularização. O aviso de possíveis inconsistências na declaração será feito por meio de cartas, detalhando o equívoco, e apresentando formas para correção.
De acordo com o fisco, os contribuintes que receberam a informação de que há erros em sua declaração do IR deste ano vão poder providenciar a correção, por meio de um processo conhecido como “autorregularização”. Quem, ainda assim, não retificar a declaração, vai ser intimado pela Receita já a partir de novembro.
Nos últimos anos, a omissão de rendimentos foi o principal motivo para cair na malha fina, seguido por inconsistências na declaração de despesas médicas. A correção consiste na comprovação do gasto.
Em todo país, são 383 mil contribuintes que serão notificados para cobrar débitos no valor de R$ 300 milhões. Para regularizar sua situação, os contribuintes devem fazer uma declaração retificadora do Imposto de Renda e pagar os valores devidos, com juros.
É possível acompanhar o andamento do procedimento de restituição ou se caiu na malha fina pela internet. Os dados podem ser consultados no campo “consulta à restituição”, no site da Receita. Entretanto, aqueles que não conseguirem os dados por esta maneira, é preciso criar um código de acesso no site do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS