Primavera traz flores aos ipês
Matheus Berriel 25/09/2018 21:03 - Atualizado em 26/09/2018 17:47
Não faz nem uma semana que começou a primavera, no último sábado (22), e os ipês da avenida da José Alves de Azevedo, no Centro de Campos, já começaram a florescer. Quem passa pela Beira-Valão se impressiona com a beleza das flores amarelas, que todos os anos embelezam a paisagem e as fotografias dos amantes da natureza.
No momento de descanso do trabalho em uma clínica médica, o campista Renato Monteiro, 32 anos, morador de Morro do Coco, sentou-se à margem do canal Campos-Macaé para aproveitar a brisa refrescante ao final de uma tarde quente. Aproveitou para observar de perto uma das pétalas caídas no chão, sem deixar de olhar para o alto.
— É deslumbrante. A natureza é uma coisa inexplicável, só mesmo o dom de Deus para explicar. Quando cheguei para trabalhar e me deparei com isso, foi como um presente, uma dádiva de Deus. Ontem (segunda-feira) à tarde, não tinha nada disso, e aí amanheceu assim. No meio de tantas coisas ruins que estamos vendo no mundo, só temos que agradecer por podermos apreciar a natureza — afirmou.
Passando pelo local no mesmo horário, por volta das 17h, a estudante carioca Tainara Ariente, 21 anos, não resistiu à oportunidade de tirar uma foto. Residente em Campos há um ano e meio, ela cursa ciências sociais na Universidade Federal Fluminense (UFF) e conheceu as flores dos ipês campistas em 2017.
— As flores amarelas dão uma vida à cidade, valorizam o valão, embora ele não esteja tão legal, não tenha recebido uma medida que valorizasse ainda mais. É uma área bonita para passeio, para desestressar — disse a jovem.
De acordo com o ambientalista Aristides Soffiati, é possível que os ipês floresçam mais de uma vez no ano. Na primavera é natural, mas em outras estações, pode representar uma tentativa de defesa às irregularidades climáticas. Foi o que aconteceu, por exemplo, com uma das árvores da Beira-Valão em abril de 2017.
— A flor é o órgão de reprodução da planta. Se ela floresce mais de uma vez, é porque está tentando sobreviver, está produzindo mais sementes para garantir a espécie. Esses ipês são antigos. Agora é realmente a época. Mas, muitas árvores já não reconhecem as estações, podem florescer de novo em outro período do ano. Iniciamos uma primavera muito quente e já há previsões de um verão com mais calor que o do ano passado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS