SES lança campanha para reforçar vacinação
Victor de Azevedo 13/09/2018 16:20 - Atualizado em 14/09/2018 11:17
Vacinação contra poliomielite
Vacinação contra poliomielite / Agência Brasil
Dados preliminares do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI) apontaram que 49 municípios do estado do Rio de Janeiro, entre eles Campos, ainda não atingiram a meta de vacinação contra pólio e sarampo. Nesta quinta-feira, a secretaria estadual de Saúde (SES) lançou a campanha “Tchau Sarampo, Tchau Pólio”, que tem o objetivo de reforçar a necessidade da vacinação durante a infância e prorrogar a imunização contra as duas doenças no estado. As crianças entre um ano e menos de cinco terão até o dia 22 de setembro para serem imunizadas. Nesta data, a SES, em parceria com os municípios que não atingiram a meta de cobertura, vai promover um novo dia D. Já a secretaria municipal de Saúde, em Campos, realiza seu segundo dia D neste sábado.
O estado do Rio vacinou 78,67% do público-alvo contra a pólio e 79,94% contra o sarampo. A capital também registra uma cobertura baixa, com menos de 80%. Em todo o estado, foram aplicadas mais de 1,2 milhão de doses. O objetivo é que 95% do público-alvo esteja imunizado, mesmo que já tenham duas doses da vacina.
— Conseguimos afastar doenças graves no Brasil com a inclusão das vacinas em nosso calendário anual. A vacina continua sendo um método seguro e imprescindível para a proteção de nossos filhos — explicou o secretário de estado de Saúde, Sérgio Gama.
Campos — A meta da secretaria municipal de Saúde (SMS) é de imunizar cerca de 27 mil crianças. Até o momento, mais de 21.300 foram imunizadas, o que representa 80% do público-alvo da campanha. Para alcançar a meta, a Prefeitura vai realizar mais um dia D, neste sábado.
Segundo a assessora chefe da Vigilância Epidemiológica, Roberta Lastorina, no dia D vão funcionar as 42 salas de vacinação disponíveis durante a campanha, além de seis postos volantes, que vão atender à população das 9h às 16h. Na ocasião, também será possível atualizar a caderneta de vacinação das crianças. “Os postos volantes vão funcionar nas unidades Jamil Abido, Jóquei, Santa Rosa, Terra Prometida, Praça São Benedito – Goitacazes e no Shopping Boulevard, em frente ao posto da Polícia Federal. No Shopping, a vacinação vai acontecer das 13h às 20h. É imprescindível que os pais levem o cartão de vacinação dos filhos” ressaltou Roberta.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS