Cidade da Criança recebe campanha de vacinação contra pólio e sarampo
Victor de Azevedo 01/09/2018 10:08 - Atualizado em 03/09/2018 13:20
A Cidade da Criança Zilda Arns recebeu, neste sábado (1), a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo. Durante todo dia, crianças do município foram ao local acompanhada dos pais e responsáveis para serem vacinadas. A campanha, que seria encerrada na última sexta-feira (31) foi prorrogada por mais 15 dias em todo o estado do Rio de Janeiro. A meta é imunizar cerca de 812 mil crianças no Estado, que representam 95% do público-alvo. Todas as crianças de um ano a cinco anos incompletos devem se vacinar, independentemente da situação vacinal.
Segundo a assessora chefe da Vigilância em Saúde do município, Roberta Lastorina, a expectativa da mobilização era vacinar seis mil crianças.
— Mesmo com a prorrogação da campanha por 15 dias, mantivemos a programação de hoje (sábado) para que o número de crianças imunizadas aumente. Até o momento, atingimos 51,7% de imunização no município. Esperamos vacinar seis mil meninos e meninas hoje (sábado) para aumentar este número e fazer com que aproximamos ao máximo dos 95% de cobertura — disse.
A mobilização na Cidade da Criança representa mais um passo para transformar o parque temático em um polo de saúde infantil. Ontem, além da imunização contra o sarampo e a pólio, as crianças atualizaram o cartão de vacinas com doses contra outras doenças.
Viviane Gomes, 37 anos, levou a filha para vacinar e ressaltou a preocupação em manter o cartão de vacinação sempre atualizado.
“Busco sempre a prevenção. No Dia D da campanha não pude trazer a minha filha, mas hoje dei meu jeito. Acho essas campanhas de vacinação importantes. Não perco, afinal de contas, é a saúde do meu bem mais precioso que está em jogo”, disse.
Seguindo o Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde, a recomendação para a proteção contra a poliomielite é de três doses da VIP (Vacina Inativada Poliomielite) até 1 ano de idade. A partir de um ano de idade até menores de cinco anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a VOP (Vacina Oral Poliomielite), a gotinha. Sobre o sarampo, essas crianças também receberão uma dose da vacina Tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba, independentemente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS