TSE autoriza Forças Armadas nas eleições no Rio de Janeiro
09/08/2018 22:00 - Atualizado em 10/08/2018 15:28
O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, nesta semana, a requisição de apoio das Forças Armadas para atuarem em 41 municípios do estado do Rio de Janeiro para as eleições de outubro. No entanto, nem o TSE e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) informaram quais cidades irão receber apoio das tropas. Na eleição de 2016, 11 municípios tiveram reforço federal durante o pleito, entre eles, Campos e Macaé.
De acordo com o TSE, o objetivo do uso das tropas federais é garantir a normalidade e a legitimidade do processo eleitoral. A solicitação de reforço foi feita, em 19 de julho, pelo presidente do TRE do Rio de Janeiro, desembargador Carlos Eduardo da Fonseca Passos, que também encaminhou a relação das localidades nas quais se faz necessária à atuação da Força Federal.
De acordo com o TSE, a solicitação aprovada será encaminhada ao Ministério da Defesa, órgão responsável pelo planejamento e execução das ações empreendidas pelas Forças Armadas. Caberá ao Tribunal Regional Eleitoral as tratativas subsequentes e o planejamento da ação do efetivo necessário com o comando local da força federal.
No primeiro turno de 2016, 6,5 mil homens garantiram a segurança no Rio de Janeiro. Foi o maior contingente de militares concentrado em um estado. Cerca de 2,5 mil ficaram na Região Metropolitana. Além de Campos e Macaé, também receberam o apoio há dois anos a capital, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, São João de Meriti, São Gonçalo, Belford Roxo, Magé, Queimados e Japeri. (A.S.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS