Recesso na Câmara de Campos com pautas quentes
12/07/2018 10:43 - Atualizado em 17/07/2018 14:44
Recesso nada frio
Como esta coluna antecipou no último dia 4 e mostra a matéria “Contas de Rosinha em pauta”, a Câmara de Campos vai se reunir de forma extraordinária neste recesso para votar as contas da ex-prefeita Rosinha Garotinho (Patri), referentes ao ano de 2016. No Tribunal de Contas do Estado (TCE), o parecer foi pela reprovação. O período de recesso no Legislativo tende a ser mais quente que o resto do ano. Existe a possibilidade de outra sessão importante acontecer antes de agosto: a eleição da mesa diretora da Casa. De forma oficial, ninguém confirma. Nos bastidores, muita gente aposta que será assim. A conferir.
Parecer
O parecer do TCE sobre as contas do último ano de Rosinha à frente da Prefeitura de Campos será apreciado e votado pelos vereadores na próxima quarta-feira, às 10h. O parecer é pela reprovação e, caso o Legislativo repita o que aconteceu nos anos anteriores — quando seguiu os pereceres do órgão —, as contas seriam reprovadas. Mas, muitos vereadores participaram, de alguma forma, do governo anterior. Então, é uma incógnita de como se comportarão.
Teste de fogo
Será um teste de fogo para os parlamentares, em uma Câmara tão mexida por decisões judiciais decorrentes da operação Chequinho. Se não houver mais mudanças vindas por Brasília, será esta Câmara que chegará ao final da legislatura, em 2020. E a votação será a primeira demonstração de quem são e sob que nível de influência estão os parlamentares de Campos. Até o próximo dia 18, os nervos estarão à flor da pele.
Lazer
A superintendência de Entretenimento e Lazer de Campos publicou no Diário Oficial dessa quarta-feira um chamamento público para credenciamento de artistas, locais ou regionais, para compor a programação do Festival de Música Viva Jardim São Benedito. O projeto visa a realização de shows no segundo domingo de cada mês, no Jardim São Benedito. Em um governo passado, o parque municipal chegou a ser palco de grandes shows nacionais com projeto similar, uma das diferenças é que a ideia atual é estimular o lazer através de bandas locais e regionais. Qualquer semelhança é mera coincidência?
Combate ao Aedes
A Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) promoveu nessa quarta-feira o seminário “Novas Estratégias no Controle e Monitoramento do Aedes aegypti na região Norte Fluminense”. Um evento importante para integrar no município a conscientização da importância de se prevenir contra o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Também participaram do debate o diretor do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Marcelo Sales, e a secretária adjunta executiva de Saúde, Renata Juncá. Vale lembrar que Campos vive uma epidemia de chikungunya.
À venda
A Pátio Norte e o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) anunciaram nessa quarta-feira mais um leilão de veículos conservados e sucatas inservíveis, que será realizado, simultaneamente, sob a forma presencial e online no dia 26 de julho, a partir das 10h. O pregão presencial acontecerá no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). O edital está disponível na sede do IMTT e nos escritórios do Pátio Norte.
Mulheres Negras
A trajetória do empoderamento da mulher negra é tema do documentário “Cores Pretas”, que será lançado no Museu Histórico de Campos, às 19h do próximo dia 25, Dia Internacional da Mulher Negra e Latino Caribenha. O filme, assinado pela jornalista Stella Tó Freitas, foi produzido a partir de perspectivas de cinco mulheres negras. No documentário, as personagens contam suas vivências e enfrentamento ao racismo desde a infância até a vida adulta. Os depoimentos evidenciam como o tom de pele influencia na forma como o preconceito é abordado e exercido.
Charge do dia

ÚLTIMAS NOTÍCIAS