Pezão destaca apoio das Forças Armadas no Rio
06/07/2018 11:23 - Atualizado em 09/07/2018 19:01
Reforço das Forças Armadas
O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (MDB), reconheceu que o estado não consegue vencer o crime organizado sem contar com as Forças Armadas. Ele insinuou que será preciso prosseguir com a ajuda dos militares em 2019, já em um próximo governo. “Acho difícil perder esta parceria. O estado não vence o crime organizado, de brigas de facções e de armamentos pesados, se não contarmos com esta parceria”, disse Pezão. A afirmação foi durante a solenidade em que Pezão convocou mais 1.380 aprovados em concurso da Polícia Militar — inicialmente, o Guanabara informou que seriam 1.373.
Situação de emergência
A Prefeitura de Campos decretou situação de emergência devido à epidemia de chikungunya, admitida pela municipalidade na última semana. Entre outras determinações, uma autoriza a entrada em imóveis fechados e que possam conter focos do Aedes aegypti. Com a infestação que a cidade vive, a medida não só é correta, mas tardia. É inadmissível a irresponsabilidade de alguns colocar em risco a saúde de tantos outros. Aliás, todo mundo também tem de fazer sua parte, em cada residência, eliminando possíveis focos do mosquito.
Termo de compromisso
O prefeito Rafael Diniz assinou, nessa quinta-feira (5), um termo de compromisso público para implantação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra. A assinatura aconteceu durante a abertura do seminário “Quilombolas no acesso à política pública de Saúde”, realizado no auditório da Prefeitura de Campos. O evento contou ainda com a presença da secretária municipal de Saúde, Fabiana Catalani, do representante do ministério da Saúde Nilton Neves Gomes e de diversas autoridades da cidade e da região.
Saindo do papel
O Porto Central, de Presidente Kennedy, que faz divisa com São Francisco de Itabapoana, teve projeto aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado para a instalação de uma Zona de Processamento de Exportações (ZPE). O texto segue agora para decisão da Comissão de Desenvolvimento Regional e turismo. Um dos principais instrumentos de incentivo à produção e às exportações, a ZPE tem potencial para atrair investimentos, inclusive estrangeiros, gerar emprego e renda.
Empregos
O diretor executivo do Porto Central, José Maria Novaes, comemorou a aprovação do projeto. Segundo ele, quatro empresas — duas nacionais e duas internacionais — já aguardam a efetivação da ZPE para se instalarem na área de 2 milhões de metros quadrados. A estimativa é de que sejam gerados cerca de 2 mil empregos diretos e indiretos. Nos quatro projetos serão criados pelo menos 500 postos de trabalho, além de outros 1.500 empregos indiretos.
Parceria
Petrobras e a China National Petroleum Corporation (CNPC) assinaram carta de intenções para definir os ativos que deverão integrar a parceria estratégica das empresas para a conclusão da refinaria do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí, e a participação da estatal chinesa em quatro campos na Bacia de Campos. A parceria permitirá a utilização do Comperj para refinar óleo pesado produzido em Marlim, Voador, Marlim Leste e Marlim Sul.
Acordo
Para a Petrobras, o acordo é importante para concluir a refinaria do Comperj, interrompida desde 2015, com 80% concluído, e para garantir novos investimentos e revitalizar os campos petrolíferos em questão. Para a CNPC, a estratégia servirá para que a estatal chinesa tenha acesso a um projeto integrado com refino no Brasil. As duas empresas são parceiras na área de Libra, primeiro contrato pelo regime de partilha de produção, localizada no pré-sal da Bacia de Santos, desde 2013.
Charge do dia

ÚLTIMAS NOTÍCIAS