Tomatec: em busca de conhecimento
20/07/2018 19:23 - Atualizado em 23/07/2018 14:50
A equipe do projeto Tomatec de Campos esteve em uma unidade de processamento de plantio do projeto em Tanguá, na Região Metropolitana do Rio, para acompanhar o processo feito com parte dos frutos da colheita de tomate, que são transformadas em polpa e molho, buscando desperdício zero.
Os visitantes puderam conhecer as instalações e a estrutura necessária para o funcionamento do método de processamento e industrialização do fruto, assim como as etapas de produção, com objetivo de estudar a possibilidade de implementação da técnica em Campos e fortalecer a agroindústria local.
— A visita faz parte do processo de implementação em nosso município deste método de processamento e industrialização de produtos agrícolas, feito de acordo com todas as normas legais de produção e viabilizando a produção com maior valor agregado e maior geração de emprego e renda para a principal vocação do município, que é a agricultura. A agroindústria hoje é uma das prioridades da Codemca — disse o vice-presidente da Companhia de Desenvolvimento de Campos (Codemca), Marcel Cardoso.
A produtora da unidade do Tomatec em Tanguá, Alessandra Bellas, explicou que o processamento foi uma opção em prol da perda zero da lavoura.
— Nós iniciamos o processamento dos frutos aqui na unidade de plantio buscando diminuir as perdas dos tomates in natura. Optamos, então, pela transformação do tomate tanto em polpa, enviadas a restaurantes, pizzarias e outros estabelecimentos, quanto em molho pronto para consumo, em sete sabores diferentes — disse. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS