Arte e gastronomia entre as opções do fim de semana
Jhonattan Reis 12/07/2018 17:56 - Atualizado em 16/07/2018 14:07
Pianista Marcos Leite
Pianista Marcos Leite / Lindalva Cruz - Divulgação
O consagrado pianista clássico e professor Marcos Leite está em Campos para apresentar, nesta sexta-feira (13), com entrada franca, um recital no Teatro de Bolso Procópio Ferreira. Haverá duas sessões, às 18h30 e às 20h. Segundo Marcos Leite, o repertório é formado pelos compositores Richard Wagner, Arnaldo Rebello e Lorenzo Fernandez. O pianista tem grande destaque na crítica especializada, sendo considerado grande divulgador de obras raras de músicos estrangeiros e da música erudita brasileira. Ele, que é amazonense e formado pelo Conservatório de Música do Rio de Janeiro, já passou, em seus 35 anos de carreira, por vários estados brasileiros, sendo os principais deles Rio, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. A retirada das cortesias é feita na entrada lateral do teatro.
Já em Conceição de Macabu, começa, nesta sexta, a 3ª edição do Festival Gastronômico, que, para homenagear a Copa, terá o tema “Culinárias do Mundo”. O evento segue até domingo (15), na praça Dr. José Bonifácio Tassara, no Centro, sempre a partir das 19h, e terá pratos por R$ 18. Uma das atrações do festival é a iniciativa “Cozinha Show”, que consiste em oficinas sobre culinária. Também haverá programação musical.
Sábado (14), em Campos, o Teatro Municipal Trianon, no Centro, receberá o espetáculo “As Aventuras Musicais de Aipim — O Musical”, da ONG Orquestrando a Vida, que segue com a programação em comemoração aos seus 22 anos. A apresentação está marcada para as 20h. Os ingressos custam R$ 5 e estão à venda no Centro Cultura Musical de Campos, localizado na rua Alberto Torres, 223.
Ainda no sábado, mas na localidade de Venda Nova, a Igreja Sagrada Família receberá o clima do Nordeste no “Arraiá da Paixão”. O evento, que homenageará Luiz Gonzaga, o “Rei do Baião”, acontecerá a partir das 19h e promete animação com sotaque, gosto e cheiro nordestinos. Além de quadrilha, haverá show com Henrique e Banda. Toda a renda do arraiá será revertida para o Grupo de Teatro da Paixão, que apresenta o espetáculo “Paixão de Cristo” anualmente na localidade.
O Sesc Campos segue, neste fim de semana, com a exposição “Artesanato e Folclore — O Nordeste é Aqui”, que apresenta peças artesanais da região do Cariri, no Ceará. A entrada é gratuita. O público poderá conferir a mostra nesta sexta, 9h às 21h, e sábado e domingo, das 9h às 18h.
Em Macaé, nesta sexta-feira, tem apresentação de alunos dos cursos técnico e básico de Violão da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart). O recital, que é feito a cada semestre, é fruto do estudo dos alunos no preparo do repertório durante o período. O evento — que terá obras de autores brasileiros, espanhóis, italianos e ingleses — acontecerá no foyer do Teatro Municipal, às 18h, marcando o encerramento do semestre.
Ainda na cidade macaense, tem exibição de filme seguido de debate no Utopias Espaço Psi, localizado na rua Papa João Paulo XXIII, na área central, com o projeto Cine Distopias. Será apresentado nesta sexta, às 18h, o longa-metragem “Metrópolis” (1927), do cineasta Fritz Lang, que recebeu, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 2001, a classificação de “Registro Internacional Memória do Mundo”. Quem intermediará o debate será o psiquiatra, psicoterapeuta e professor Julio Silveira. A entrada é franca.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS