Morre o cineasta Claude Lanzmann
- Atualizado em 05/07/2018 18:10
Artista francês morreu em casa
Artista francês morreu em casa / Divulgação
Morreu, nesta quinta-feira (5), aos 92 anos, o cineasta e escritor francês Claude Lanzmann, diretor do documentário “Shoah”, que aborda o Holocausto e tem mais de nove horas de duração. A informação foi divulgada pela editora Gallimard e publicada pelo jornal O Estado de São Paulo.
“Lanzmann faleceu em sua residência. Estava com a saúde muito, muito frágil há vários dias”, afirmou um porta-voz da editora. A produção de “Les quatre soeurs”, seu último filme, confirmou a notícia. O longa-metragem estreou na última quarta-feira (4), na França.
Claude Lanzmann foi jornalista, escritor e diretor da revista francesa “Temps modernes”. Amigo de Jean-Paul Sartre, o artista foi um dos maiores defensores da causa de Israel.
Em 2017, ficou profundamente abalado pela morte de seu filho Félix, de 23 anos, vítima de câncer.
— A morte não é evidente. Eu não defendo em nada a morte. Continuo acreditando na vida. Amo a vida com loucura, apesar de na maioria das vezes não ser divertida — afirmou ele, recentemente, à agência de notícias France-Presse.
O diretor se declarava um resistente e combatente a favor da verdade. “Quando vejo o que fiz ao longo da minha vida, acredito que encarnei a verdade. Nunca brinquei com isto”, afirmou Lanzmann. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS