Deputados da região marcam presença 100%
Suzy Monteiro - Atualizado em 09/06/2018 18:42
Alerj
Alerj / Divulgação
Ir trabalhar todos os dias não é mais que obrigação, correto? Nem para todos, principalmente quando o “emprego” em questão é o parlamento. No caso da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), por exemplo, três deputados estão com grande número de faltas. Mas, “justificadas”: o presidente Jorge Picciani, o ex-presidente Paulo Melo e o ex-líder do governo Edson Albertassi, campeões de ausência em 2018, estão presos desde o ano passado. Os deputados da região têm cumprido seu papel e estão entre os mais assíduos.
Mesmo presa desde novembro por conta da operação Cadeia Velha, a liderança da Alerj continua tendo as faltas computadas e, pelo menos até março, continuava com as prerrogativas dos cargos, segundo o Portal da Transparência da Casa.
Da região, os deputados são Bruno Dauaire (PRP), Geraldo Pudim (MDB) e João Peixoto (PSDC). E, até abril, a Alerj contava, ainda, com Gil Vianna (PSL). Os três primeiros tiveram zero de ausência no levantamento do primeiro semestre deste ano. Gil teve três faltas justificadas.
Em seu primeiro mandato, Bruno Dauaire é o único da região na oposição ao governo Pezão. Critica as medidas de contenção de gastos como solução para o enfrentamento da crise e propõe outras formas de evitar perda de receita.
— É inadmissível que os servidores e a população mais pobre do Estado do Rio sejam prejudicados pela irresponsabilidade do governo — defende o deputado, que preside a Comissão Especial de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense e a Frente Parlamentar em Defesa da Uenf, além da comissão criada para mediar conflitos decorrentes da implantação do Porto do Açu e com atuação destacada na área de segurança.
Primeiro secretário da Alerj, Pudim destaca que tem 33 anos de vida pública onde sempre esteve presente nos cargos que ocupei: “E não poderia ser diferente, o parlamentar tem que honrar os votos que recebeu e com isso justificar a confiança depositada.
Quando fui deputado federal, também fui um dos mais assíduos e assim pude realizar um trabalho que hoje trouxe para a Alerj, criando leis e projetos que beneficiem a sociedade, como a que deu autonomia financeira à Uenf, uma Lei de minha autoria que era uma reivindicação de mais de 30 anos e que irá resolver a questão financeira e tranquilizar os funcionários, mestres e alunos”.
Deputado pela sexta vez, João Peixoto diz que estar presente às sessões não é mais que obrigação: “Somos eleitos para isso, mas, também, para ir às comunidades e saber o que a população está carente, levantando este debate na Assembleia Legislativa: “Foi assim, por exemplo, com a ponte Dodozinho Mendonça, entre São João da Barra e São Francisco de Itabapoana. Fui ao governador Pezão e falei várias vezes que as obras tinham que ser retomadas, o que aconteceu esta semana e será decisiva para o desenvolvimento da região”, disse o deputado, que destacou, ainda a luta pela manutenção do Fórum de São Francisco como uma de suas bandeiras.
Deputado até março, Gil Vianna assumiu uma cadeira na Alerj em fevereiro de 2017 no lugar de Jair Bittencourt (PP), que assumiu, na ocasião, a secretaria de Agricultura do Estado: “Estar presente é dever do deputado, embora vez ou outra, ocorra uma falta. Mas tive atuação importante na Comissão de Agricultura, Pecuária e Políticas Rural, Agrária e Pesqueira, além da Comissão da Pessoa com Deficiência e, em especial, na Comissão de Segurança Pública e Assuntos de Polícia”, ressaltou o ex-deputado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS