São Fidélis tem primeiro caso de H1N1 confirmado
06/06/2018 16:36 - Atualizado em 07/06/2018 13:54
Vacinação contra a gripe
Vacinação contra a gripe / Divulgação
A Prefeitura de São Fidélis confirmou, nesta quarta-feira (6), o primeiro caso de H1N1 no município. A paciente é uma mulher que deu entrada no Hospital Armando Vidal há 20 dias, mas já recebeu alta após tratamento. Segundo a Prefeitura, o diagnóstico foi divulgado pelo Instituto Lacen, que apresentou resultado de outro caso suspeito de H1N1, também em uma mulher, como vírus da Influenza tipo H3N2. Já em Campos, a Vigilância Epidemiológica informou que o município possui nove casos suspeitos, mas apenas um confirmado.
Em nota, a secretaria municipal de São Fidélis afirmou que em ambos os casos “as duas pacientes do sexo feminino apresentaram resultado positivo para o vírus da Influenza tipo: H1N1 e H3N2. Ambas permaneceram hospitalizadas durante 10 dias, foram medicadas conforme o protocolo do Ministério da Saúde, porém neste momento já se encontram em casa, sem restrições de contato, apenas em repouso conforme recomendações médicas, e permanecerão em acompanhamento com a equipe de Vigilância em Saúde”, diz a nota assinada pela secretária Bruna Araújo Siqueira.
Ainda de acordo a nota, o município atingiu 92% do total da meta de vacinação estabelecida pelo Estado. Ao todo foram vacinadas 12.130 pessoas. Além disso, a prefeitura solicitou mais doses ao Estado, mas ainda não obteve retorno.
Em Campos, a meta de vacinação é de 100 mil pessoas do grupo prioritário, mas até a última segunda-feira (4), somente 60 mil foram imunizadas.
Caso suspeito - A secretaria municipal de Saúde de São Fidélis segue investigando a morte de um homem de 59 anos por suspeita de H1N1. De acordo com o órgão, o homem deu entrada no Hospital Armando Vidal às 17h49 do último dia 14 de maio e morreu às 19h.
O paciente, segundo a secretaria, apresentava tosse, dispneia, hiperglicemia e taquicardia, os mesmos sintomas apresentados há oito dias, não realizando nenhum tratamento, evoluindo para o óbito. “Por apresentar sintomas que se enquadrariam com a síndrome respiratória aguda grave, conforme procedimento padrão, o óbito foi notificado como suspeita de H1N1, para que pudéssemos iniciar um processo de investigação”, informou a secretaria.
O órgão informou, ainda, que foi coletado o material para exame e enviado para o Instituto Lacen, conforme determinação do Estado. O resultado do exame ainda não foi divulgado.
(V.A) (A.N)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS