Trabalhadores fazem protesto contra demissões em Macaé
19/04/2018 13:51 - Atualizado em 26/04/2018 21:04
Sindipetro/NF
Petroleiros fizeram um protesto na manhã desta quinta-feira (19) contra a demissão de trabalhadores que participaram da greve de 2017 da Halliburton. O ato durou cerca de 2h30, em frente à sede da empresa, em Macaé, no interior do Rio.
Segundo a diretoria do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro/NF), a demissão de três funcionários descumpre um acordo feito entre a empresa e o sindicato, de que não haveria demissões enquanto estivessem sendo negociados pagamentos de folgas que, de acordo com o sindicato, haviam sido suprimidas.
"Nós não podemos aceitar isso. Ainda mais que a empresa está demitindo e contratando outros para substituir", comenta o coordenador do Setor Privado do sindicato, Wilson Reis.
Por meio de nota, a empresa afirma que não houve descumprimento dos termos do acordo realizado com o sindicato e "qualquer reajuste no quadro de pessoal é devido à redução de atividade da indústria".
As demissões aconteceram no dia 10 de abril, de acordo com o sindicato, no meio de um processo de criação de um Grupo de Trabalho que tem 120 dias para buscar uma solução para a questão das folgas suprimidas, motivo da greve de 2017.
Os trabalhadores da Halliburton ficaram 12 dias de greve em 2017. Entre as principais reivindicações, estavam o pagamento do Dia de Desembarque, compra de 10% de dias acumulados, fim do banco de horas, reajuste/revisão anual do bônus, alteração na nomenclatura do bônus e promoções, que a categoria não recebe há cinco anos.
Fonte: G1

ÚLTIMAS NOTÍCIAS