Sem tomógrafo, HFM manda pacientes graves para exame no HGG
Verônica Nascimento 18/04/2018 13:42 - Atualizado em 19/04/2018 16:56
Hospital Ferreira Machado (HFM)
Hospital Ferreira Machado (HFM) / Folha da Manhã
A Folha recebeu denúncia de um leitor, que informou que o Hospital Ferreira Machado (HFM) está há alguns dias sem realizar tomografia nos pacientes por conta de defeito no equipamento. “Um absurdo inaceitável um hospital, que é referência regional em trauma, estar sem tomógrafo”, comentou o leitor, que preferiu não se identificar. O problema é antigo e vem se arrastando nos últimos anos, passando também pelos governos dos últimos prefeitos, Rosinha Garotinho e Rafael Diniz.
A principal preocupação do leitor são os pacientes com quadros mais graves. Com o tomógrafo com defeito, o HFM estaria encaminhando esses pacientes para a tomografia no Hospital Geral de Guarus (HGG).
A informação foi confirmada pela superintendência do Hospital Ferreira Machado. Em nota, o órgão esclareceu que “um problema foi detectado em uma peça do tomógrafo” e acrescentou: “Uma nova peça já foi comprada e a unidade aguarda o técnico da empresa responsável pela manutenção do equipamento fazer a instalação. Os pacientes que necessitam fazer o exame estão sendo encaminhados para o Hospital Geral de Guarus com total segurança, sem prejudicar ou agravar a recuperação dos mesmos”.
Ainda segundo a superintendência, a previsão de reparo do tomógrafo é para esta quinta-feira (19).
Esta não é a primeira vez que problemas de manutenção pararam o atendimento com o tomógrafo no HFM. Em janeiro de 2015, ainda no governo Rosinha, o tomógrafo chegou a ser alvo de vandalismo, de acordo com a secretaria de Saúde, à época. Em maio do mesmo ano, o aparelho voltou a quebrar, deixando os pacientes sem atendimento por mais de 15 dias. Na ocasião, outro velho problema da unidade, o elevador, também estava parado.
No ano anterior, o tomógrafo móvel do Governo do Estado teve que ser acionado para auxiliar a emergência do maior hospital do Norte Fluminense por causa de problemas no funcionamento.
No final do ano passado, já sob a administração de Rafael, o tomógrafo voltou a ser dor de cabeça para quem precisava de atendimento no HFM. O aposentado Claudomiro Alves Nunes, de 81 anos, procurou a Folha da Manhã para dizer que precisava fazer uma tomografia da coluna cervical com urgência, mas ficou mais de três meses sem conseguir o atendimento.
À época, a direção do HFM informou que o equipamento voltara a funcionar no dia 5 de dezembro, e que iria realizar manutenção no tomógrafo do Hospital Geral de Guarus.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS