Comércio pode abrir no feriado
Dora Paula Paes 19/04/2018 09:32 - Atualizado em 19/04/2018 17:09
Comércio pode abrir no feriado
Comércio pode abrir no feriado / Rodrigo Silveira
O comércio de Campos está autorizado a abrir nos dois dias de feriado — sábado, 21, Dia de Tiradentes, e segunda-feira, 23, Dia de São Jorge —, mas a decisão é facultativa. Inicialmente o comércio deve fechar no sábado, mas as entidades de classe estão trabalhando para motivar a abertura na segunda-feira. 
Os comerciantes que optarem por abrir devem atender as regras estabelecidas pelo acordo entre os sindicatos do Comércio Varejista de Campos e dos Comerciários.
— Os únicos feriados em que não pode abrir são 1º de janeiro (Ano Novo), 1º de maio (Dia do Trabalhador), Sexta-feira da Paixão e 25 de dezembro (Natal). Nos outros feriados, a abertura do comércio é facultativa e quem atender ao acordo dos sindicatos está autorizado — disse o gerente executivo da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Campos, Nilton Miranda.
Pelo acordo entre os sindicatos, caberá ao empresário que abrir o estabelecimento arcar com lanche de R$ 12 e uma folga de 15 minutos para o lanche, além de ter 90 dias para dar a folga ou pagá-la. A jornada do trabalhador é de seis horas em dia de feriado, então, quem optar por abrir deverá dividir os trabalhadores em equipes.
Quem abrir poderá trabalhar no que o comércio chama de pré-venda. O varejo se prepara para a segunda melhor data, o Dia das Mães, comemorado no segundo domingo de maio.
Polêmico — O feriado estadual pelo Dia de São Jorge sempre foi motivo de polêmica e só vale no estado do Rio, instituído através da Lei Estadual nº 5.198, de 05.03.2008.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS