Dia do Livro Infantil é festejado na ACL
18/04/2018 17:28 - Atualizado em 20/04/2018 17:14
Supcom
Uma celebração à literatura e à paz. Assim foi comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil pelo prefeito Rafael Diniz e pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece) na manhã desta quarta-feira (18), na Academia Campista de Letras. O local ficou repleto de estudantes, que puderam assistir à apresentação do grupo oficina de texto da rede municipal, Gotta, da banda de fanfarra da escola municipal Santa Teresinha e participar de uma conversa com escritor infantojuvenil Fernando Carraro.
— Neste dia não tem como não me lembrar do meu pai, que sempre me incentivou muito a ler. Quando criança, muitas vezes torcemos o nariz para o livro, mas através da leitura podemos viajar, aprender e nos tornamos pessoas melhores, mais conscientes. Por isso iniciativas como essa são tão importantes, pois fomentar a literatura para as nossas crianças faz parte do processo de transformação da sociedade que queremos — enfatiza Rafael Diniz.
Para uma plateia formada majoritariamente por crianças, o secretário de Educação, Brand Arenari, também frisou a importância da leitura. “O livro é como um amuleto mágico nas nossas vidas, pois nos torna mais fortes. Cada novo livro, é um novo poder que nos é dado. Que os livros sejam sempre nossos companheiros, amigos, armas e escudo”, ressalta Brand.
Durante todo o primeiro bimestre letivo deste ano, os estudantes do primeiro segmento do ensino fundamental da rede municipal participaram do projeto “Literatura e a Paz”, da coordenação de Língua Portuguesa da Smece. Dentro dele, foi trabalhado o mais recente livro de Fernando Carraro :“Respeito sim! Violência não”, que foi apresentado pelo Gotta.
Fernando Carraro destacou para os estudantes que o combate à violência se faz no dia a dia, evitando as pequenas ações nocivas contra colegas, familiares, meio ambiente e à própria saúde. “Se não fizermos aos outros o que não gostaríamos que fizessem conosco a violência seria combatida”, resume. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS