"Adeus, Lenin!" no Cineclube Goitacá
Matheus Berriel 17/04/2018 17:32 - Atualizado em 18/04/2018 14:21
A atração do Cineclube Goitacá desta quarta-feira (18) será a comédia “Adeus, Lenin!” (Good Bye, Lenin!; 2003), Dirigido por Wolfgang Becker, o longa-metragem foi o indicado da Alemanha para concorrer ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2004. A apresentação ficará a cargo do cineasta e publicitário Felipe Fernandes. A sessão está marcada para as 19h, na sala 507 do edifício Medical Center, localizado à esquina da rua Conselheiro Otaviano com a Treze de Maio, no Centro de Campos. A entrada é gratuita.
De acordo com Felipe, seu primeiro contato com “Adeus, Lenin!” aconteceu há uma década. “Devo conhecê-lo há uns 10 anos. Não me recordo como cheguei a ele, mas me lembro que a capa e o nome do filme sempre me atraíram. Quando escolho um filme para o Cineclube, tenho uma série de pontos. Gosto de exibir produções de diferentes países e obras de diferentes estilos”, afirmou.
Divulgação
Na comédia, o diretor se inspirou na queda do Muro de Berlim e a reunificação da Alemanha. O personagem Alex Kerner, interpretado por Daniel Brül, tenta esconder da mãe, Christiane Kerner, personagem de Katrin Sass, a notícia da queda do Muro de Berlim. Durante a reta final do regime então em vigor, Christiane Kerner estava em coma, depois de ter sofrido um ataque cardíaco ao ver o filho, meses antes, numa manifestação contra o socialismo.
— É uma comédia com viés político. Se trata da relação de uma família que vive na Alemanha Oriental e que a matriarca tem forte relação com o governo. Com a queda do Muro de Berlim e a reunificação da Alemanha, eles passam por toda uma situação que funciona como uma alegoria à forma como os cidadãos vivam antes da queda do muro. É uma história absurda, mas tratada de uma forma muito leve. Um filme de mensagem forte, mas muito agradável e que retrata um momento histórico, importante e único na Alemanha — afirma Felipe.
Na opinião do apresentador, o fator histórico é justamente o que enriquece o filme, tornando-o uma espécie de documento da época. “Mostra como os alemães enfrentaram essas mudanças radicais; trata até como a vitória da Seleção Alemã na Copa do Mundo de 1990 foi importante para ajudar nessa reunificação”, disse o cineasta.
Personagens reais são usados como pano de fundo, entre eles Erich Honecker, que governou a Alemanha Oriental de 1971 a 1989; Mikhail Gorbatchev, líder da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), de 1985 a 1991; Helmut Kohl, primeiro chanceler da Alemanha reunificada; e Sigmund Jähn, o primeiro alemão a alcançar o espaço, em 1978, como um dos tripulantes da nave espacial soviética Sojus 31.
Em 2003, “Adeus Lenin!” foi o grande vencedor da 16ª edição do European Film Awards, considerado o Oscar Europeu. Além de melhor filme, a obra também foi premiada em melhor diretor, melhor roteirista europeu (Bernd Lichtenberg), melhor ator (Daniel Bruehl) e melhor atriz (Katrin Sass). As duas últimas escolhas foram feitas pelo público.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS