Aula Magna marca fim da greve
Jane Ribeiro 01/03/2018 22:01 - Atualizado em 02/03/2018 13:42
Após seis meses em greve, a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) está desde a última segunda-feira promovendo a integração dos alunos veteranos e calouros para o início do ano letivo. Nesta quinta-feira, a reitoria deu início oficialmente à abertura das atividades acadêmicas com a Aula Magna, proferida pela professora universitária e Presidente do Conselho Estadual de Educação, Malvina Tuttman. O calendário acadêmico letivo referente aos primeiros e segundos semestres de 2017 e 2018 já foi aprovado e divulgado. As aulas terão início na próxima segunda-feira.
Em sua palestra, Malvina Tuttman abriu o ano letivo da universidade falando sobre as “Perspectivas do Ensino Superior Público”. Ela iniciou falando sobre a importância de se lutar por um ensino público de qualidade e enfatizou que, apesar dos problemas enfrentados pelas universidades públicas nos últimos anos, não dá para desistir. Ela acredita que o fortalecimento da educação está nos próprios alunos.
— Acredito que o fortalecimento da educação pública, em todos os níveis e modalidades de ensino, é o que dará a sustentabilidade necessária para a soberania do nosso país. Apesar das intempéries que a educação pública do nosso país vem passando, por problemas graves, principalmente no Estado do Rio de Janeiro, a Uenf, a Uerj e a Ueso são patrimônio educacional e cultural. Por isso estamos aqui lutando, ocupando todos os espaços, junto com os professores, técnicos e principalmente com os alunos na defesa do direito que é de todos; uma educação pública de qualidade. Estou muito honrosa em estar aqui hoje abrindo o ano letivo — declarou Tuttman.
A palestra foi realizada no Centro de Convenções Oscar Niemeyer e contou com a presença de alunos, calouros e veteranos, que estão ansiosos para voltar à sala de aula. Catarina Ribeiro Dutra é caloura do ano de 2017 do curso de agronomia. Ela, apesar dos problemas, sabe que vai enfrentar uma correria com os estudos.
— Sabemos que vamos enfrentar uma correria muito grande, mas estou muito ansiosa para iniciar logo as aulas, conhecer os professores, enfim estudar definitivamente. Sou de outra cidade e no ano passado tivemos prejuízo com a greve. Espero que esse ano não tenha nenhum problema — disse a estudante.
Calendário de quatro semestres em um ano
O calendário de graduação e reposição das aulas foi elaborado pela Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação e aprovado pelo Colegiado Acadêmico. Serão quatro semestres em um ano. Os semestres serão feitos de forma concomitante, ou seja, os primeiros semestres de 2017/18 no dia 5 de março com término no dia 6 de julho e os segundos semestres de 2017/18 começam no dia 7 de agosto e encerram em dezembro. A limpeza no campus começou a ser feita por uma empresa especializada e a segurança segundo o reitor, Luís Passoni, já está sendo providenciada.
—Ainda não estamos no melhor das condições de trabalho, mas estamos caminhando. Tivemos o pregão da licitação da segurança no último dia 27 e houve concorrência. Uma empresa que é de Campos foi a vencedora do certame. Ela já apresentou a documentação e deve iniciar os trabalhos ainda neste mês de março. A nossa preocupação é quanto ao Duedécimo que ainda estamos na dependência da publicação da portaria. Estamos lutando para que isso aconteça o mais rápido possível — disse o reitor.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS