Análise da água e do solo no 5º distrito
16/01/2018 17:13 - Atualizado em 17/01/2018 18:36
Laudo da empresa contratada pela secretaria de Agricultura de São João da Barra para análise da qualidade do solo e da água nas áreas dos proprietários rurais do 5º distrito mostrou todos os resultados enquadrados na classificação do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Em relação à água, podem ser destinadas à irrigação das hortaliças consumidas cruas e de frutas que se desenvolvem rente ao solo, não havendo nenhum problema de salinização nas propriedades dos agricultores solicitantes.
Laudo mostrou resultados
Laudo mostrou resultados / Secom - SJB
O documento informa que, por ser arenoso, o solo apresenta nas análises de macro nutrientes características como acidez, baixa saturação de bases, baixos teores de argila e de matéria orgânica, estando diretamente ligados à sua condição natural, que diminui a permanência desses nutrientes. O estudo também verificou que foram encontrados fitoparasitas, potenciais destruidores de cultivos relacionados à presença de nematoides (que já dizimaram várias lavouras de goiaba no município).
De acordo com o secretário de Agricultura, Osvaldo Barreto, uma das formas para evitar a disseminação de nematoides e promover o fortalecimento do solo é o manejo de forma adequada. “As possíveis soluções para esses casos são as mudanças de práticas, manejo correto e rotação de cultura, além da assistência técnica, que a secretaria de Agricultura já disponibiliza para os agricultores, com equipe técnica, além do trabalho da patrulha mecanizada”, destacou.
A análise contou com coleta de água para averiguação dos dados microbiológicos, alcalinidade e investigação da existência de contaminação, além de recolhimento de amostra composta do solo para análise de fertilidade e presença de nematoides (micro-organismo que causam doenças nas plantas), entre outros estudos.
Laudo mostrou resultados
Laudo mostrou resultados / Secom - SJB
O trabalho teve início em julho de 2017 e foi uma resposta da secretaria aos pequenos produtores que alegavam queda na produção em virtude de uma possível salinização das terras da região. A coleta do material foi acompanhada pelo agrônomo da secretaria de Agricultura, Gustavo Perrout, e pelo engenheiro da Emater, Marcus Vinicius Freitas. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS