Alerta para febre amarela no Rio
Matheus Berriel 16/01/2018 21:37 - Atualizado em 17/01/2018 13:31
Vacinação contra febre amarela
Vacinação contra febre amarela / Paulo Pinheiro
A busca pela vacina contra a febre amarela tem aumentado nos últimos dias. O motivo é a confirmação de três mortes pela doença no Estado, duas em Valença, e uma em Teresópolis. Há ainda um quarto caso em Valença, sem evolução para óbito. Todos são do tipo silvestre, transmitido pelos mosquitos presentes em áreas de mata. Em Campos, cerca de 260 mil pessoas foram vacinadas entre 2017 e a primeira quinzena de 2018.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, desde o ano passado, existe uma campanha permanente de vacinação, com doses disponíveis nos 92 municípios. Segundo o Ministério da Saúde, Campos está entre os municípios com recomendação de vacina, bem como outros da região, entre eles Aperibé, Armação dos Búzios, Carapebus, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Italva, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Macaé, Miracema, Natividade, Santo Antônio de Pádua, São Francisco de Itabapoana, São Fidélis e São João da Barra.
Em Campos, a Prefeitura não divulgou o número exato de doses aplicadas entre dezembro e janeiro. “Muitas pessoas, por não haver casos no município, desistiram de vacinar”, disse a diretora de Vigilância em Saúde, Andreya Moreira. “Apesar de não haver casos, nos mantemos dentro de um cenário nacional não propício, sendo obrigatória a vacinação. O Brasil inteiro precisa vacinar, principalmente, em virtude de casos mais recentes em Minas Gerais e cidades fluminenses”, completou.
A imunização em Campos está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, na sala de vacina do Centro de Saúde. “As pessoas que ainda não se vacinaram devem comparecer ao local de vacinação, munidos de carteira de identidade, comprovante de residência e cartão de vacinação, principalmente os menores de idade. A vacina é destinada a pessoas entre nove meses e 60 anos, obedecendo às indicações e contraindicações do Ministério da Saúde, de não possuir doenças como câncer, HIV; não ser alérgico à proteína do ovo e a gelatina; não fazer uso de medicamentos como corticoide; não ser gestante e não estar amamentando”, diz a nota enviada pela superintendência de Comunicação.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS