Indústria do Rio em crescimento
16/01/2018 21:31 - Atualizado em 18/01/2018 18:26
Indústria
Indústria / Divulgação
No Estado do Rio a produção industrial apresentou aumento de 5,6% no índice mensal de novembro de 2017, segundo a pesquisa da produção industrial de novembro, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nessa terça-feira. É a terceira taxa positiva consecutiva neste tipo de comparação. No acumulado de janeiro a novembro de 2017, houve expansão de 3,9% no comparativo com o mesmo período de 2016. Já no acumulado dos últimos doze meses, houve avanço de 3,6%, mantendo a trajetória ascendente iniciada em maio de 2016.
— A indústria fluminense tem mostrado sinais de recuperação, marcando importante momento de virada da economia. O projeto do governo apostou na diversificação e descentralização da indústria, com atração de novos empreendimentos e ampliação dos já existentes. Os dados do IBGE confirmam o acerto da política estadual — disse o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Alberto Mofati.
No índice de média móvel trimestral, na série com ajuste sazonal, o Rio de Janeiro obteve o melhor resultado entre os estados pesquisados, com um avanço de 2,1%. No entanto, no comparativo com o mês anterior, ainda na mesma série, houve recuo de 2,9%. O resultado interrompe o movimento com três altas positivas consecutivas, quando acumulou uma expansão de 13,3%.
No índice acumulado de janeiro a novembro de 2017, onde a produção industrial fluminense apontou expansão de 3,9% no comparativo com o ano anterior, os principais impactos positivos foram registrados pelos setores: de veículos automotores, reboques e carrocerias (37,5%); de metalurgia (19,5%); e de indústrias extrativas (4,2%), impulsionados, em grande parte, pela maior produção de automóveis e caminhões. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS