Vacinação contra a febre amarela continua em SFI
13/10/2017 16:31 - Atualizado em 18/10/2017 20:15
A vacinação contra a febre amarela continua sendo ofertada nos postos de São Francisco de Itabapoana, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Ela integra o calendário de imunização do Sistema Único de Saúde (SUS) e está disponível durante todo o ano na rede municipal para pessoas entre 9 meses e 60 anos de idade.
Segundo o coordenador de Imunização do município, Cristiano de Souza, é de suma importância que as pessoas que ainda não se vacinaram, procurem o posto mais próximo para se vacinarem. “Aproximadamente 24 mil pessoas no município já foram vacinadas, mas existe um contingente que ainda não se imunizou, e isso nos preocupa, pois com a proximidade das férias escolares de fim de ano, muitas pessoas viajarão e é aconselhável que estejam protegidas”, ressaltou Cristiano, completando que a dose da vacina é única. “Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), as pessoas não precisam se preocupar em tomarem o reforço, uma única dose já as protegem”, enfatizou.
— No início do ano, o Brasil foi surpreendido por um surto de febre amarela. Agora houve queda no número de casos. Mas os trabalhos de imunização continuam e os sanfranciscanos precisam ficar atentos porque a doença pode ocorrer em qualquer época do ano e pode levar a óbito. Nosso desejo é que todos que estejam aptos a tomarem a vacina sejam imunizados — reforçou a prefeita Francimara Barbosa Lemos.
Doença é infecciosa
A febre amarela é uma doença infecciosa causada por um vírus e transmitida por mosquitos. A infecção pode ser categorizada de duas formas: febre amarela urbana, quando é transmitida pelo Aedes aegypti; ou febre amarela silvestre, quando transmitida pelo Haemagogus e Sabethe. Alguns sintomas da doença são: febre; dores musculares em todo o corpo, principalmente nas costas; dor de cabeça; perda de apetite; náuseas e vômito; olhos, face ou língua avermelhada; fotofobia; fadiga e fraqueza.
Postos vacinadores
Postos do Programa Saúde da Família (PSF) em Gargaú, Guaxindiba, Praça João Pessoa, Travessão de Barra e Barra do Itabapoana, Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Imburi, Buena e Santa Clara, Clínica da Família, na área central, ou a Unidade de Vacinação, em Ponto de Cacimbas estão aplicando a vacina.
Fonte: Prefeitura de São Francisco de Itabapoana

ÚLTIMAS NOTÍCIAS