Italva e Varre-Sai decretam emergência por falta de chuva
Dora Paula Paes 18/10/2017 21:07 - Atualizado em 24/10/2017 19:06
Mais dois municípios no Noroeste Fluminense decretaram situação de emergência pela estiagem prolongada: Varre-Sai e Italva. Já são quatro meses, praticamente, sem chuva. Área de produção agrícola, a pecuária e a lavoura deste ano já foram comprometidos pela falta da água. A Defesa Civil estadual havia confirmado na semana passada o decreto de emergência em Itaocara, Bom Jesus do Itabapoana, Laje do Muriaé, Miracema, São Fidélis e Santo Antônio de Pádua.
Prefeitura Municipal de Varre-Sai decretou, nesta quarta-feira, situação de Emergência. A estiagem no município se arrasta desde o mês de março. Por causa do problema, o município vem acumulando grandes prejuízos econômicos, principalmente na agropecuária, com perdas na produção cafeeira, na produção de leite e gado de corte, estimados em valores superiores a R$ 10 milhões, com possibilidade de aumento do prejuízo, visto que, de acordo com as previsões, a estiagem ainda poderá durar até o final do mês de outubro.
A prefeita de Italva, Margareth Soares, decretou no último dia 11 de outubro situação de emergência, buscando amenizar a situação crítica em que passa o município por causa da seca. O decreto 2302 de 11 de outubro de 2017 destaca a escassez de chuva nos últimos meses. Nos seis primeiros meses do ano, choveu apenas 230mm, bem abaixo da média histórica que é de 650mm, uma queda superior a 35%.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS