Comissões com novas reuniões
04/07/2017 21:50 - Atualizado em 06/07/2017 12:41
Vereador Genásio
Vereador Genásio / Antônio Leudo
A reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Rosas, que investiga contrato da Prefeitura de Campos, na gestão da prefeita Rosinha Garotinho (PR), com a empresa Emec acontecerá nesta quinta-feira. Já a CPI da Lava Jato, que apura termos do contrato da empreiteira Odebrecht também com o Município, teve reunião nesta terça. O andamento das Comissões não está sendo divulgado para não atrapalhar os trabalhos.
As duas CPIs foram aprovadas pela Câmara de Campos em maio. Elas têm prazo inicial de 180 dias para serem concluídas e apuram contratos firmados no governo Rosinha.
A CPI das Rosas tem como presidente o vereador Fred Machado (PPS) e relator Cláudio Andrade (PSDC) e como membros Marcelo Perfil (PHS), Luiz Alberto Neném (PTB) e Silvinho Martins (PRP). A comissão investigará o contrato da Prefeitura com a Emec Obras e Serviços Ltda, no valor total de R$ 76.150.706,73, para manutenção civil e paisagística de canteiros, parques, praças, jardins e afins.
Entre os indícios de ilícitos que justificaram o pedido de abertura de investigação estão práticas de preços que não correspondem aos valores exigidos e fixados pelo Tribunal de Contas e da combinação e formação de cartel dentro da licitação. O proprietário da empresa, Fábio Saad, foi preso junto com o então prefeito de Presidente Kennedy, no Espírito Santo, em uma operação da Polícia Federal (PF).
— Não há nenhum pré-julgamento. Há indícios que precisam ser apurados. Não existe, nem existirá perseguição política a ninguém — já afirmou Fred Machado.
A outra é a CPI da Lava Jato, destinada a apurar possíveis irregularidades na contratação da empresa Odebrecht em um dos maiores contratos da história do município: quase R$ 1 bilhão com aditivos para construção de duas fases do Morar Feliz. De acordo com recente auditoria feita pela secretaria de Transparência e Controle, na primeira fase do programa habitacional foram construídas 5.100 casas. Já na segunda etapa, seriam 4.574 unidades, mas apenas cerca de 700 foram entregues. Os contratos foram assinados pela então prefeita Rosinha e pelos executivos Benedicto Barbosa da Silva Júnior e Leandro Andrade Azevedo, que são delatores na operação Lava Jato.
Na CPI da Lava Jato, o presidente é o vereador Paulo César Genásio (PSC) e o relator José Carlos (PSDC). Os vereadores Abu (PPS), Jorginho Virgílio (PRP) e Thiago Ferrugem (PR) são membros. “Estamos avançando e trabalhando para deixar a população ciente dos fatos. Não vamos omitir nada, apenas temos o cuidado de não divulgar algo no momento que possa atrapalhar os trabalhos de alguma forma. Vamos agir com transparência, como é a nossa marca”, explicou, nesta terça, Genásio. (S.M.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS