Turismo industrial em São Bernardo do Campo
Felipe Aquino 12/06/2017 18:07 - Atualizado em 16/06/2017 13:59
A prefeitura de São Bernardo do Campo realiza um modelo de programa turístico que vem crescendo na cidade, mas já é praticado em regiões de grande concentração de empresas pelo mundo, como Japão, França e Estados Unidos.
É o turismo industrial, que tem como objetivo abrir as portas das empresas para grupos interessados em conhecer as unidades produtivas.
A Scania oferece uma programação intensa para seus visitantes que inclui a imersão nos processos produtivos das fábricas de motores, transmissão, cabines e chassis.
Ao término da programação o grupo pode assumir a direção de um caminhão, conduzindo-o em um test-drive em circuito fechado.
O programa explora o potencial da região como polo de oportunidades, resultado da parceria da prefeitura, do setor produtivo e de empresas de turismo.
Maior parque fabril da América Latina, berço da indústria automotiva nacional, o ABC paulista reúne hoje mais de 1.600 estabelecimentos industriais.
“O programa foi criado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo com o intuito de dar identidade turística ao município, com destaque para as indústrias”, explica Fernando Bonísio, chefe da divisão de turismo da cidade e coordenador do projeto.
A visita à Scania normalmente fecha a programação semanal, sempre realizada em dois períodos, e tem como principal público-alvo os estudantes.
Além das linhas de produção, os visitantes assistem a uma palestra sobre o programa “Jovens Talentos” da Scania, sobre as oportunidades de trabalhar na fabricante sueca.
“Mostramos em detalhes todos os nossos processos e também aproveitamos a oportunidade para trocar informações e atrair novos talentos. É uma maneira de mostrar aos visitantes um dos caminhos que eles podem trilhar”, explica Rogério Rezende, diretor de Assuntos Institucionais e Governamentais da Scania Latin America.
A participação da Scania contribui para o desenvolvimento de São Bernardo do Campo, onde está presente há 58 anos, mas também fomenta a troca de conhecimento com setores industriais do Brasil e de outros países, universitários e futuros colaboradores, que após as visitas consideram viver na cidade em busca de uma oportunidade nas empresas da região.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS