Festival Doces Palavras
- Atualizado em 31/05/2017 18:50
Rafael relatou negociações com o Ministério da Cultura
Rafael relatou negociações com o Ministério da Cultura / Divulgação
O prefeito de Campos, Rafael Diniz, intermediou verba federal, no valor de R$ 100 mil, para apoiar a segunda edição do Festival Doces Palavras (FDP!), evento cultural que acontecerá na cidade entre os dias 20 e 24 de setembro, na região do Jardim do Liceu, no Centro. Diniz havia comparecido a Brasília para reunião com representantes do Ministério da Cultura (Minc) em março. O recurso federal é específico para este tipo de evento.
De acordo com informação da superintendência de Comunicação da Prefeitura, o anúncio foi feito durante reunião realizada na terça-feira (30) com representantes da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), da Academia Campista de Letras (ACL), da Associação de Imprensa Campista (AIC), da superintendência de Entretenimento e Lazer e da superintendência de Captação de Recursos.
O prefeito se mostrou ao lado da cultura.
  • FDP!

    FDP!

  • FDP!

    FDP!

— Me coloco à disposição para apoiar o Festival Doces Palavras e os demais eventos que promovam a cultura em nosso município. Cultura não é só show e não temos os mesmos recursos que a gestão anterior teve para apoiar a última edição do festival, mas, dentro de nossa realidade, iremos fazer o nosso melhor — destacou Rafael Diniz.
Segundo o superintendente municipal de Captação de Recursos, Ronaldo Monteiro, apesar da mudança de comando no Ministério da Cultura, a verba federal obtida pelo prefeito para a realização do evento está mantida.
— Tivemos uma perspectiva de mantermos a verba federal, no valor de R$ 100 mil, mesmo com a mudança ocorrida no Ministério da Cultura. O prefeito conseguiu garantir essa verba para a realização do evento, confirmando nosso apoio e a nossa intenção de estarmos presentes nesse evento tão importante para a cultura de nossa cidade — disse Monteiro.
Para o presidente da ACL, Hélio Coelho, a intermediação da prefeitura representa um ponto positivo para o segundo Festival Doces Palavras.
— A liberação dessa verba vai contribuir muito para viabilizar a infraestrutura e toda a logística do evento. Então, é fundamental, nas condições que estamos vivendo e com as dificuldades da prefeitura, o fato de o prefeito ter se envolvido pessoalmente e lutado por isso junto ao Ministério da Cultura. Isso é um ponto muito positivo, porque mostra que o FDP! é realmente um evento que tem sua importância reconhecida. Esperamos que tenhamos uma belíssima segunda edição do FDP! — falou.
Presidente da AIC, o jornalista Vitor Menezes comentou sobre o empenho do governo em conseguir manter a verba federal que já havia sido destinada para apoiar o evento.
— Ficamos felizes em saber que o prefeito teve o comportamento institucional em colocar a demanda do Festival Doces Palavras a outra instância. Mesmo não tendo participado da primeira edição do FDP!, o prefeito entendeu que ninguém é dono do FDP!, e que o festival pertence a todos nós — comentou Menezes.
Edital — A FCJOL, em parceria com a ACL e com a AIC, tornou público, na semana passada, o Edital de Chamamento para o FDP!, com as categorias “trabalhos artísticos” e “lançamento de livros”. O período de inscrição vai do último dia 22 até 23 de junho. Os interessados podem se inscrever de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Teatro Municipal Trianon. (A.N.) (J.H.R.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS