Começa campanha de vacinação contra a gripe
17/04/2017 11:53 - Atualizado em 18/04/2017 15:10
  • Vacinação contra gripe

    Vacinação contra gripe

  • Vacinação contra gripe

    Vacinação contra gripe

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começou nesta segunda-feira (17) em todo país. No Centro de Vacinação, localizado na secretaria de Saúde de Campos, por volta das 10h30 da manhã, mais de 100 pessoas já tinham sido vacinadas. No município, a imunização acontece em 18 postos, das 8h às 16h, e a estimativa é que aproximadamente 127 mil campistas sejam vacinados. O Dia D de Vacinação acontece no dia 13 de maio.
Idosos, gestantes, puérperas e crianças podem se vacinar. Inicialmente, os idosos deveriam comparecer aos postos de vacinação a partir do dia 24. Mas, devido à fila formada no Centro de Saúde, eles foram atendidos. A vacina contra a gripe não é recomendada para alérgicos à proteína do ovo e da galinha; para quem tem alergia a qualquer componente da vacina; e para menores de seis meses. Segundo uma responsável pela vacinação na Secretaria de Saúde, os idosos foram os que mais procuraram até o momento.
Os postos que estarão vacinando são: UBS do Parque Eldorado, UBS Dr. Félix Miranda, UBS do IPS, UBS de Conselheiro Josino, UBS Dr. Jamil Abido, UBS do Parque Prazeres, UBS de Saturnino Braga, UBS do Parque Santa Rosa, UBS de Terra Prometida, UBS de Custodópolis, UPH de Farol de São Tomé, sede da secretaria de Saúde, UBS da Penha, UBS Alair Ferreira, Centro de Saúde de Guarus, Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA) I e II, e UPH de Travessão.
Febre amarela – Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Dra. Andréya Moreira, a vacinação contra a febre amarela irá acontecer de forma simultânea com a da influenza. No último balanço divulgado pela prefeitura, na quarta-feira (12), mais de 227 mil pessoas já tinha sido imunizadas contra a doença. 
A vacina é destinada a pessoas entre 9 meses e 60 anos, obedecendo às indicações e contraindicações do Ministério da Saúde, que são: não possuir doenças como câncer, HIV positivo; não ser alérgico a proteína do ovo e a gelatina; não fazer uso de medicamentos como corticoide; não ser gestante e não estar amamentando.
Macaé - A vacina está disponível em 35 unidades de saúde dos bairros e da região serrana de Macaé. A meta do município é vacinar cerca de 49 mil pessoas. Neste primeiro dia, 1.030 doses da vacina foram administradas.
A gerente de Imunização, Luciana Santos, lembra que a novidade, este ano, é a vacinação dos professores da rede pública e privada e adolescentes e jovens que estejam cumprindo medidas socioeducativas. “No ato da vacinação, os professores devem apresentar algum documento que comprove a função”, lembrou.
Ela acrescentou que uma equipe fará o atendimento dos pacientes acamados. Os familiares ou cuidadores devem fazer o agendamento na Casa da Vacina, de segunda a sexta-feira, de 8h às 16h.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS