Transparência é tema de reunião no Rio
Mário Sérgio Junior 06/02/2017 20:21 - Atualizado em 07/02/2017 14:52
Reprodução Facebook
Reunião / Reprodução Facebook
A prefeita de São João da Barra, Carla Machado (PP), esteve nesta segunda-feira no Rio de Janeiro para participar do Encontro Município Transparente, voltado para prefeitos e agentes públicos. O evento aconteceu no Palácio da Fazenda do Rio. De São Francisco de Itabapoana, a procuradora-geral Eliza Pompemayer Abud foi ao encontro para representar a prefeita Francimara Barbosa Lemos (PSB).
A prefeita Carla Machado foi acompanhada do procurador-geral de SJB, Filipe Estefan. O objeto do encontro foi buscar orientar agentes públicos e sociedade civil na excelência da aplicação dos recursos federais.
Os participantes foram orientados sobre medidas de aperfeiçoamento da gestão; de prevenção e combate à corrupção; e de incentivo à transparência das informações públicas e gastos governamentais.
A programação do encontro também incluiu diversas orientações sobre diversos temas, entre eles: tarefas constitucionais, operações especiais, auditorias, atuação do Ministério da Transparência (CGU), recursos e orçamentos, controle externo e interno.
O ministro da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), Torquato Jardim, que anunciou a realização do evento, falou sobre a importância do encontro. “Queremos mostrar o novo papel do Ministério da Transparência: de ser didático, parceiro, de ajudar antecipadamente e, assim, criar uma Administração Pública preventiva. É preciso que o gestor municipal se dê conta que não vale a pena correr riscos; que os modernos meios de acompanhamento de contas tornam muito difícil burlar a lei para obter alguma vantagem”, destacou Torquato Jardim.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS