Apelo por doações no hemocentro
Marcus Pinheiro 08/02/2017 10:14 - Atualizado em 09/02/2017 13:59
Michelle Richa
Banco de sangue está abaixo do normal neste período / Michelle Richa
Faltando pouco mais de duas semanas para o período de Carnaval, o baixo estoque de sangue preocupa a administração do Hemocentro Regional de Campos, que funciona anexo ao Hospital Ferreira Machado (HFM). Para tentar reverter o cenário crítico, a unidade móvel do Hemocentro estará realizando ações em diversos pontos do município e da região durante o mês de fevereiro. Nesta quinta (9), o ônibus de coleta estará na área central de São Fidélis, das 8h às 15h. A ação se repetirá no próximo dia 14, em frente à Câmara de Vereadores de Campos, e no dia 21, no Instituto Federal Fluminense (IFF), em Guarus.
A empresária campista Fernanda Freitas Guimarães, proprietária de uma autoescola, decidiu criar a campanha “Bondade tá no sangue”. A medida solidária, que será iniciada na próxima segunda-feira através das redes sociais, pretende conquistar o maior número de doadores possível. Como incentivo à doação de sangue, a empresária irá sortear uma vaga na autoescola. “Tivemos essa ideia para chamar a atenção da população para a importância de ser um doador”, contou Fernanda.
De acordo com a assistente social do Hemocentro, Cristiane Barros, o atual estoque do posto é regular. No entanto, a baixa participação dos doadores, por conta do período de férias, e a proximidade das datas festivas, quando a demanda aumenta, pode comprometer a assistência ofertada, não só a Campos, mas aos 17 municípios do Norte e Noroeste Fluminense.
— Hoje (ontem) apenas 40 doadores nos procuraram. Para manter um estoque positivo, são necessárias 70 doações no mínimo. Neste período (Carnaval) aumenta muito o fluxo de trânsito nas estradas e isso pode resultar em acidentes. Também são registradas brigas, a elevação da violência urbana e acidentes com armas, e isso acaba resultando na ampliação do número de procedimentos cirúrgicos que requerem a transfusão de sangue. Isso sem contar as cirurgias eletivas que também permanecem acontecendo. Por estes motivos, a gente pede a toda a população que antes de ir para o seu destino de Carnaval, passe no Hemocentro, faça a doação e viaje tranquilo sabendo que o banco de sangue ficará abastecido — disse Cristiane.
Ela lembrou ainda que durante os dias de Carnaval, o funcionamento do Hemocentro não sofrerá alteração. A unidade fica aberta ao público todos os dias da semana, incluindo feriados e os finais de semanas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS