Quarenta mil alunos voltam às aulas em Macaé
06/02/2017 19:19 - Atualizado em 07/02/2017 14:25
/
O primeiro dia de aula deste ano letivo nas 106 escolas municipais foi marcado, nesta segunda-feira (6), pela integração de cerca de 40 mil alunos, profissionais, pais e responsáveis. Unidades que funcionam na área central, bairros e região serrana desenvolveram dinâmicas e atividades especiais de boas-vindas. Um dos focos é o acolhimento e a aproximação dos responsáveis.
Na Escola de Educação Infantil Ana Benedicta da Silva Santos, as gêmeas Helena e Catarina Nunes Tavares Sodré, de 2 anos, participaram de ações específicas. A mãe das meninas, Emanoella Nunes Sodré, fez questão de conhecer a escola. "Tudo é muito diferente para as crianças. O primeiro dia de aula mostra um mundo novo. Gostei muito da receptividade dos professores", conta.
Os alunos Artur Manoel Lourenço e Maria Fernandah Nascimento, de 5 anos, fizeram questão de estar com os coleguinhas. "Gosto muito de estudar. Estava com saudades da escola", falou Maria.
As crianças das 62 escolas de Educação Infantil seguem em fase de adaptação até o dia 24. De acordo com a diretora Giselli Abreu, a adaptação é essencial, não somente para as crianças, mas para a aproximação com os pais. "Contamos com 423 alunos de 2 a 5 anos. Nesta volta às aulas, nossos estudantes fizeram parte de rodas de música, contação de histórias e atividades psicomotoras", ressalta.
A próxima programação da escola será o bailinho de Carnaval, que vai acontecer no dia 24. Até sexta-feira (10), a adaptação será das 7h30 às 9h30; entre os dias 13 a 17, o atendimento será das 7h30 às 10h30. Já entre os dias 20 e 24, as crianças vão estudar entre 7h30 e 14h30.
Já as escolas que funcionam em tempo parcial terão atendimento nas duas primeiras semanas, até o dia 17, das 7h30 às 9h30 e das 13h às 15h. Na terceira semana, a adaptação será das 7h30 às 10h30 e das 13h às 16h.
  • Alunos retornam às aulas regulares

    Alunos retornam às aulas regulares

  • Alunos retornam às aulas regulares

    Alunos retornam às aulas regulares

  • Alunos retornam às aulas regulares

    Alunos retornam às aulas regulares

  • Alunos retornam às aulas regulares

    Alunos retornam às aulas regulares

Ginástica laboral marca volta às aulas dos adolescentes
Os estudantes do 6º ao 9º ano, Ensino Médio e Pré-Vestibular Social também se envolveram em ações diversificadas. No Ciep Municipal Maringá (Campo do Oeste) a volta às aulas foi marcada por conscientização sobre a dengue com entrega de folhetos de conscientização. No Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão (Centro) foram realizadas atividades como ginástica laboral, roda de conversa e musicalidade.
Em visita às escolas, o secretário municipal de Educação, Guto Garcia, desejou bom ano letivo para os estudantes e profissionais. Ele recebeu sugestões das equipes gestoras para o desenvolvimento das ações nas escolas e acompanhou algumas mudanças. "Este ano a integração de toda a rede será o foco da educação de Macaé. Todas as áreas, desde a Educação Básica, Qualificação Profissional e Ensino Superior serão interligadas", destaca.
Uma das mudanças é no Colégio Municipal Jofre Frossard (Centro), que passou a ser polo de deficiência auditiva-surdez, que antes era no Colégio Municipal Lions (Glória). No decorrer do dia foram realizadas atividades especiais junto aos estudantes.
Combate à dengue é tema cotidiano nas unidades
Até o final deste mês, algumas escolas vão promover folias e bailes, antecedendo o Carnaval, além de caminhadas, atividades de combate à dengue e Dia da Família na Escola.
Segundo o secretário Guto Garcia, as programações festivas enfatizam a importância de os pais participarem de todos os momentos da vida escolar de seus filhos. "A educação continuará reforçando ações com o objetivo de ampliar a integração com a família e a comunidade e oferecer novas aprendizagens aos alunos ao resgatar importantes manifestações culturais. Promovemos ações que fortalecem a presença da família na escola, o seu envolvimento e comprometimento com o processo de ensino-aprendizagem", disse
Nos polos de Macaé da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e FeMASS, as aulas serão iniciadas no dia 6 de março. Já no polo da Universidade Federal Fluminense (UFF) o retorno será no dia 20 de março.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS